Publicado em: 02 de janeiro de 2022
Vazio

Para: domingo, 2 de janeiro de 2022
Texto: Mateus 28.16-20 

“Eu estou com vocês todos os dias, até o fim dos tempos.” (Mt 28.20) 

Às vezes o problema não é o que temos, mas sim o que não temos mais. Há o espaço vazio em virtude de pessoas queridas terem partido. Alguns sentem falta da sua terra. Um coração ferido precisa de tempo para curar e aprender a não se sentir sozinho. Partidas e despedidas fazem parte da vida. Abrir mão daquilo que tivemos por muito tempo não é tarefa fácil. Ao percebermos que tudo passa, ficamos com vazios e ansiamos por algo que nos dê a sensação de que, em meio a todas as mudanças, alguma coisa seja estável. 

O sábio fez uma honesta e deprimente constatação: “Quando pensei em todas as coisas que havia feito e no trabalho que tinha tido para conseguir fazê-las, compreendi que tudo aquilo era ilusão, não tinha nenhum proveito. Era como se eu estivesse correndo atrás do vento” (Ec 2.11). Contudo, ele não se deixa vencer pela apatia ou pela indiferença, pois sabe Deus colocou nos ser humano o anseio pela permanência, pelo eterno: “Deus também pôs a eternidade no coração do homem, sem que este possa descobrir as obras que Deus fez desde o princípio até ao fim” (Ec 3.11). Pois o que o ser humano não pode descobrir por si só é o que Deus revela por meio de seu Filho Jesus: “Quem ouve as minhas palavras e crê naquele que me enviou tem a vida eterna e não será julgado, mas já passou da morte para a vida” (Jo 5.24). 

A sua história é relevante, com suas alegrias e tristezas, conquistas e derrotas. O fato de sermos todos temporários e haver vazios em diferentes momentos não é razão para apatia ou para nos entregarmos a pensamentos e sentimentos depressivos. Ou mesmo para idealizar uma utopia como fuga da realidade. Antes, aponta para a nossa necessidade de Deus e que há um espaço na vida que ninguém mais pode preencher a não ser ele. Não há o que temer, pois quando Jesus vem, é para ficar: “Eu estou com vocês todos os dias, até o fim dos tempos” (Mt 28.20). 

Oremos: Pai, obrigado por preencheres o meu vazio. Em Jesus. Amém.