Publicado em: 06 de fevereiro de 2021
Usando os dons com inteligência 

Para: sábado, 6 de fevereiro de 2021
Texto: 1Coríntios 14.12-20 

Por isso, já que vocês estão com tanta vontade de ter os dons do Espírito, procurem acima de tudo ter os dons que fazem com que a igreja cresça espiritualmente. (1Co 14.12)

Antes de subir aos céus, Jesus orientou seus discípulos a permanecerem em Jerusalém. Com o propósito de levar a mensagem do Cristo vitorioso e ressurreto a todas as nações, Deus derramaria o seu Espírito Santo sobre eles. A partir do Pentecostes, a Igreja de Cristo passou a atuar de um jeito diferente. Visto o sacrifício de Jesus ser uma vez por todas (Hb 10.10) as leis cerimoniais foram abolidas. Agora, o Corpo de Cristo se move pela fé que atua em amor, dando testemunho da obra redentora, em favor do pecador.  

Sob essa ótica, podemos dizer que a missão da Igreja é desafiadora, pois Deus confiou a ela a responsabilidade de ser embaixadora de Cristo (2Co 5.20), levando o evangelho da graça aos corações arrependidos. 

Infelizmente, ninguém é capacitado para essa obra, já que nossa natureza é corrompida pelo pecado e, portanto, sem condições de realizar essa sublime tarefa. É por isso que Deus precisa intervir, derramando o seu Espírito Santo. Os dons, por exemplo, são presentes de fonte inesgotável, e, revertidos ao verdadeiro propósito, servem o Reino de Deus, dando a pluralidade necessária ao Corpo. O grande problema é perder o foco! Jamais devemos deixar a soberba ou o orgulho atrapalhar o propósito de Deus em salvar. Essa é a orientação do apóstolo Paulo: Procurem acima de tudo ter os dons que fazem com que a igreja cresça espiritualmente (1Co 14.12). 

Precisamos usar os dons derramados pelo Espírito Santo com inteligência, servindo ao propósito da Igreja, anunciando o Cristo vitorioso, como fizeram os apóstolos. Pois importa que ele cresça e a gente diminua. 

Oremos: Querido Deus, purifica nosso coração e a nossa mente para que as nossas ações e intenções sirvam somente ao teu Reino. Em nome de Jesus. Amém.