Publicado em: 12 de março de 2017
URGÊNCIA CRESCENTE

Domingo, 12 de março de 2017

Leia Lucas 9.37-45

“(Jesus disse:) Não esqueçam o que vou dizer a vocês: o Filho do Homem será entregue nas mãos dos homens” (Lc 9.44).

            Descendo o monte da transfiguração com seus três discípulos, Jesus encontra um demônio que seus outros discípulos não haviam conseguido expulsar. Com poder divino e majestade, Jesus domina o demônio e o manda embora. A multidão fica espantada e maravilhada pelo o que Deus havia feito. Jesus sabe que seus discípulos ainda se agarram à esperança de um reino terreno. E ele não quer que eles se deixem levar pela emoção da multidão. Por isso, ele volta a falar diretamente com eles. Ele poderia ter dito: “Ouçam com atenção”. Mas, ao invés disso, ele diz algo mais impactante: “Não esqueçam o que vou dizer a vocês”.

            E quais são as palavras extremamente importantes que Jesus tem para lhes dizer? São estas: “o Filho do Homem será entregue nas mãos dos homens”. Apesar dos sonhos deles, e da esperança da multidão que os segue, o sofrimento de Jesus se aproxima. Ele logo “será entregue nas mãos dos homens”.

            Mas Jesus revela um outro fato doloroso sobre seu sofrimento: o sofrimento virá por uma traição. Naturalmente, Jesus sabe a identidade do seu traidor, mas por enquanto ele não revela essa informação. Ele não apenas será rejeitado e consequentemente sujeito a brutalidades e morte violentas, mas uma traição fará parte destes eventos também.

            Os discípulos não conseguem entender e estão com medo de perguntar algo sobre isso a Jesus. O suspense cresce, enquanto o destino de Jesus – e nossa salvação – se aproxima.

Oração:  Todo-Poderoso Deus, o teu Filho manteve seus passos firmes para cumprir o teu plano de salvar o mundo. Dá-me uma fé inabalável para segui-lo por todos os meus dias. Em nome de Jesus. Amém.

Mensagem da série “Da manjedoura ao túmulo vazio”. Período de Quaresma.