Publicado em: 14 de novembro de 2020
Uns pelos outros 

Para: sábado, 14 de novembro de 2020
Texto: Hebreus 10.18-25  

Pensemos uns nos outros a fim de ajudarmos todos a terem mais amor e a fazerem o bem.” (Hb 10.24)

Hoje vivemos em um mundo marcadamente individualista. Pode ser que, após séculos de lutas por liberdades e direitos individuais, o ser humano tenha passado do ponto, esquecendo-se de que não pode viver sem os outros, de que é um ser essencialmente social. 

Somos interdependentes, e não há como escapar. Tudo que nós fazemos, de bom ou de ruim, impacta a vida das outras pessoas. Mesmo se escolhemos nos isolar ou cuidar apenas de nossos interesses, isso não deixa de ter um impacto negativo, para nós e para os outros. 

Fomos criados para viver em harmonia com a natureza e com os outros seres humanos. Se o pecado quebrou essa harmonia, em Jesus temos nova chance de buscá-la. Ele se sacrificou, oferecendo sua vida para nos unir ao Pai. Como consequência, ele quer que vivamos bem uns com os outros. Por isso ele nos ensinou a nos chamarmos de irmãos. 

O autor da Carta aos Hebreus, no capítulo 10, versículo 24, também lembra essa verdade quando pede: “Pensemos uns nos outros a fim de ajudarmos todos a terem mais amor e a fazerem o bem”. Isso significa que nossa fé deve ser exercitada em conjunto, para crescermos juntos em amor e bondade. 

É claro que, vivendo juntos, nos deparamos com os defeitos dos outros, assim como os nossos erros e fraquezas se tornam visíveis. Mas é da vontade de Deus que nos esforcemos para compartilhar o perdão que Jesus nos deu. Assim como Cristo viveu e morreu por nós, também zelamos, em nossa vida cristã, uns pelos outros, aprendendo juntos as virtudes que ele quer cultivar em nós. 

Oremos: Amado Pai, ajuda-nos a viver juntos, cuidando uns dos outros e exercitando o perdão na família, na igreja e onde estivermos. Que possamos crescer sempre na tua graça e em teu amor. Em nome de Jesus. Amém.