Publicado em: 10 de março de 2018
Unidos com Cristo somos novas pessoas

Para: Sábado, 10 de março de 2018

Texto: 2 Coríntios 5. 16-21

“Quem está unido com Cristo é uma nova pessoa; acabou-se o que era velho, e já chegou o que é novo.” (2Co 5.17)

As regras humanas que provêm da natureza humana sem comunhão com Deus e que são estabelecidas pelo orgulho, se expressam em diferentes formas de prepotência e opressão. Mas o fato é que somos novas pessoas por causa de Cristo!

No entanto, seguidamente somos tentados pelas opiniões baseadas na natureza humana que se opõe à nossa nova situação diante de Deus. Há situações em que vemos as outras pessoas como adversários que competem conosco, que ficam no nosso caminho como pedras no sapato. Ou, então, elas são usadas por nós segundo os nossos próprios interesses.

Há momentos em que somos levados a ver o próprio Jesus de acordo com uma opinião baseada no que é próprio da natureza humana. Pensamos em adaptar a pessoa de Jesus Cristo aos anseios e interesses da nossa cultura, das nossas necessidades imediatistas, transformando-o num homem gentil e bonzinho, num curandeiro ou solucionador de problemas. É assim que doutrinas são distorcidas para adaptar a pessoa de Cristo e de Deus Pai à moda da época.

Lembremos sempre da nossa nova condição herdada em Cristo, a fim de realçarmos a nova maneira de ver todas as coisas, de ver Cristo e de ver as pessoas.  Continuemos lutando contra o antigo modo de pensar e agir, porque “já chegou o que é novo” (2Co 5.17). Essa renovação foi obra do amor de Deus. Foi um ato criador de Deus quando nos uniu a Jesus Cristo. E é graças a essa nova condição que vamos em direção ao definitivo e completamente novo que será  criado por Deus no último dia, para dele participarmos para sempre nos céus. Pense nisso!

Oremos: Pai querido, eu te louvo por me tornares uma nova pessoa por meio de Jesus Cristo. Ajuda-me a viver nessa condição em meu modo de pensar e agir na relação com os outros e contigo. Em nome de Jesus Cristo, meu Senhor. Amém.