Publicado em: 29 de março de 2022
Uma vida controlada por Deus 

Para: terça-feira, 29 de março de 2022
Texto: Romanos 8.1-8  

“As pessoas que têm a mente controlada pela natureza humana acabarão morrendo espiritualmente; mas as que têm a mente controlada pelo Espírito de Deus terão a vida eterna e a paz”. (Rm 8.6)  

A água é um elemento essencial para a vida. Ela é o principal componente dos seres vivos e o corpo humano é formado por cerca de 70% de água. A substância está presente em líquidos orgânicos como o sangue e sem ela o organismo só funcionaria por alguns dias. A água parece algo simples e básico, mas sem ela o corpo morre. 

O apóstolo Paulo escreveu sobre a ação de Deus em Cristo para salvar o ser humano por natureza totalmente afastado de Deus. Ele afirmou que não existe condenação para aquele que está unido a Jesus pela fé. Quando estamos unidos pela fé a Jesus, consequentemente temos a nossa vida controlada pelo Espírito de Deus e não andamos de acordo com a natureza humana. Paulo escreveu: “As pessoas que têm a mente controlada pela natureza humana acabarão morrendo espiritualmente; mas as que têm a mente controlada pelo Espírito de Deus terão a vida eterna e a paz” (Rm 8.6).  

Deus sabe que as pessoas controladas pela sua natureza humana estão perdidas e condenadas. Por isso ele quer, com seu Espírito, habitar em nosso coração e controlar a nossa vida. O Espírito nos liberta da escravidão do pecado e da morte. O próprio Salvador Jesus teve toda a sua vida controlada por Deus. Em obediência à vontade do seu Pai, ele deu a vida em sacrifício na cruz do Calvário para nos reconciliar com Deus, conquistando perdão, vida e salvação para nós. 

Sem água não sobrevivemos e sem o Espírito Santo não sobrevivemos espiritualmente. Precisamos do Espírito de Deus. Não deixemos de buscá-lo sempre, pois ele limpa nosso coração do pecado e continua nos purificando pelos meios que nosso Deus nos oferece: Palavra, batismo e a Ceia de Jesus.  

Oremos: Querido Deus, pelo teu Espírito dirige nosso coração a Cristo, onde as verdadeiras alegrias e paz se encontram. Amém.