Publicado em: 25 de maio de 2020
Uma troca de coração

Para: segunda-feira, 25 de maio de 2020
Texto: Ezequiel 36.22-28 

Eu lhes darei um coração novo e porei em vocês um espírito novo. Tirarei de vocês o coração de pedra, desobediente, e lhes darei um coração bondoso, obediente. (Ez 36.26) 

No dia 3 de dezembro de 1967 aconteceu o primeiro transplante de coração humano da história. Esse acontecimento marcante na medicina foi realizado na Cidade do Cabo, na África do Sul, aos cuidados do médico Christiaan Barnard. Com o avanço da medicina, inúmeras vidas foram salvas mediante o transplante de coração, quando um coração gravemente enfermo é trocado por um coração sadio, vindo de um doador. 

Muito antes do registro do primeiro transplante, Deus já havia avisado que realizaria uma espécie de troca de coração. Veja a promessa de Deus, registrada em Ezequiel 36.26: “Eu lhes darei um coração novo e porei em vocês um espírito novo. Tirarei de vocês o coração de pedra, desobediente, e lhes darei um coração bondoso, obediente. 

Que troca maravilhosa! Deus quer nos dar um novo coração! O Senhor Deus quer tirar nosso coração duro, frio, culpado e desobediente e nos dar um coração novo, perdoado, bondoso e obediente à sua Palavra. Essa transformação é possível para todas as pessoas, não importando o tamanho da culpa ou a dureza do coração. O sangue de Jesus foi derramado para perdoar os corações culpados e duros. Ressuscitado ao terceiro dia, Jesus é a garantia de que uma nova vida começa com esse novo coração, vida que é sem fim, que vai além das batidas do coração. Vida que será celebrada plenamente na eternidade. 

Nas batidas desse novo coração dado por Deus a nós, aprendemos a viver de forma plena e calma. Afinal, tudo está nas mãos do Senhor. É consolador saber que em nosso peito está um coração salvo e resgatado por Jesus. 

Oremos: Senhor, tira nosso coração culpado e duro, e dá-nos um coração perdoado e resgatado pelo sangue de Jesus. Em nome do Salvador oramos. Amém.