Publicado em: 09 de maio de 2022
Uma queixa justa 

Para: segunda-feira, 9 de maio de 2022
Texto: Atos 6.1-7  

Por isso, irmãos, escolham entre vocês sete homens de confiança, cheios do Espírito e de sabedoria, e nós entregaremos esse serviço a eles.” (At 6.3) 

As queixas e murmurações muitas vezes são motivo de grandes discórdias e conflitos entre famílias, amigos e colegas de trabalho. É claro que, algumas vezes, o motivo da queixa não é justo. 

Não é esse o caso da queixa registrada na Bíblia, no livro de Atos dos Apóstolos. Naquela ocasião um grupo de judeus convertidos se queixou porque as viúvas estavam sendo esquecidas na distribuição das “cestas básicas” da igreja. É preciso lembrar que naquele contexto muitas viúvas passavam por grandes necessidades, pois não havia pensão do governo. Sendo assim, se elas não tivessem o amparo de alguém da família, dependiam totalmente dessas doações.  

A ação social era uma marca muito forte da igreja cristã primitiva, tanto que, mais adiante, fica claro que as pessoas não passavam necessidade, pois muitas pessoas vendiam até propriedades para que os apóstolos distribuíssem os recursos conforme a necessidade (At 4.34-35). Esse trabalho dava um ótimo testemunho para aqueles que não eram cristãos. E a igreja crescia cada vez mais. 

O relato mostra que os apóstolos, na verdade, não haviam se esquecido da ajuda às viúvas por negligência, mas sim, por sobrecarga de trabalho. Por isso, a queixa, que era justa, resultou numa solução maravilhosa, anunciada pelos apóstolos: Por isso, irmãos, escolham entre vocês sete homens de confiança, cheios do Espírito e de sabedoria, e nós entregaremos esse serviço a eles” (At 6.3). Com oração e seguindo a direção do Espírito Santo de Deus, foram escolhidos sete homens para auxiliar nesse trabalho muito importante.  

Ao ouvir uma queixa, o melhor a fazer é orar pedindo a direção de Deus. O amor que Deus tem pelas pessoas por meio de Jesus Cristo sempre aponta para a solução do conflito, para o perdão entre as pessoas e para a ajuda a quem mais precisa. Quem sabe Jesus está querendo usar você para ajudar alguém hoje?  

Oremos: Amoroso Deus, ajuda-nos a reconhecer quando alguma queixa a nós for justa. Dá-nos sabedoria e capacidade para fazer a nossa parte, ajudando a quem precisa. Em nome de Jesus, o nosso Salvador. Amém.