Publicado em: 25 de março de 2017
UMA PARÁBOLA BEM DIRETA

Sábado, 25 de março de 2017

Leia Lucas 20.9-19

“Depois Jesus contou esta parábola para o povo” (Lc 20.9).

            Os representantes do Conselho Superior dos judeus haviam sido humilhados diante da multidão. Eles só querem voltar para a casa do Grande Sacerdote, mas Jesus tem mais para lhes falar. Já que eles não serão honestos o suficiente para dizer o que realmente sentem sobre João Batista, Jesus usa uma parábola que responde à pergunta original e afirma sua autoridade para continuar seu ministério.

            Na parábola, Jesus usa algumas imagens para descrever o povo de Deus. Ele os plantou na Terra Prometida, como um homem faria uma plantação de uvas. Ele colocou sua nação sob os cuidados dos sacerdotes e líderes religiosos, os quais deveriam usar a sua Palavra para cuidar do povo e preparar as pessoas para servir umas às outras e glorificar a Deus com suas vidas.

            Quando os líderes falharam e não lideraram o povo de Deus corretamente, Deus enviou os servos-profetas para chamá-los de volta para que cumprissem fielmente seu serviço de guiar a nação em arrependimento, fé e boas obras. Mas os líderes bateram e maltrataram os profetas e os mandaram embora com as mãos vazias. Por fim, o dono enviou seu Filho amado – e eles planejaram matá-lo.

            O drama é intenso. Os líderes sabem que Jesus está falando sobre eles e a ira e a fúria deles crescem, mesmo que plano secreto deles de matar o próprio Filho de Deus tenha sido exposto abertamente por Jesus a todos os peregrinos que se juntaram nos pátios do Templo em Jerusalém.

Oração: Senhor Jesus, tu amaste os líderes judeus e usaste uma parábola entendida por eles para revelar a importância daquilo que eles estavam planejando fazer. Ajuda-me a ver meus pecados e correr para ti, em busca de perdão e paz. Amém.

Mensagem da série “Da manjedoura ao túmulo vazio”. Período de Quaresma.