Publicado em: 05 de setembro de 2021
Uma obra pronta e de imenso valor 

Para: domingo, 5 de setembro de 2021
Texto: Lucas 14.25-35 

“Se um de vocês quer construir uma torre, primeiro senta e calcula quanto vai custar, para ver se o dinheiro dá.” (Lc 14.28) 

Nas grandes cidades existem muitas construções inacabadas. Ao passar por elas, pensamos no que aconteceu para que o projeto parasse. Uma crise? O dinheiro acabou? Fato é que uma construção inacabada serve para nada. Aliás, esse é um princípio valioso na execução de um projeto: uma tarefa só tem valor quando é concluída. 

Por isso é necessário planejar. É importante entender por onde começar, por onde seguir, com quem podemos contar, quais os problemas e custos envolvidos e, finalmente, onde vamos chegar. Jesus diz que segui-lo também envolve planejamento: “Se um de vocês quer construir uma torre, primeiro senta e calcula quanto vai custar, para ver se o dinheiro dá” (Lc 14.28).  

A fé é algo que muda a vida de uma pessoa e a sua relação com o mundo. É importante saber de antemão que seguir Jesus tem um preço. Temos que incluir no cálculo as tentações, as dificuldades e as perseguições. Será que conseguiremos nos manter fiéis ao Salvador em um mundo que o rejeita e ignora? 

A verdade é que os nossos planos não são perfeitos. Deixar tudo, e permanecer firme em Cristo, é algo que excede a nossa força. E então precisamos lembrar o plano de Deus. Ele prometeu o Salvador e cumpriu a sua promessa. Jesus veio ao mundo e realizou plenamente a obra divina. Na cruz ele exclamou: “Está consumado”. Obra pronta e de imenso valor! 

Diante do nosso pecado e da nossa limitação, como é bom saber que Deus foi fiel ao plano. Em Jesus, ele nos socorreu com perdão e graça. E isso nos dá a certeza de que “Deus, que começou esse bom trabalho na vida de vocês, vai continuá-lo até que ele esteja completo no Dia de Cristo Jesus” (Fp 1.6). 

Oremos: Querido Deus, louvamos-te pela tua fidelidade. Ajuda-nos a permanecer firmes em Cristo, mesmo nas dificuldades. Por Jesus. Amém.