Publicado em: 21 de novembro de 2023
Uma nova criação a caminho

Para: terça-feira, 21 de novembro de 2023
Texto: Isaías 65.17-25 

“Pois eu estou criando um novo céu e uma nova terra.” (Is 65.17) 

Correr atrás de novidades tem sido uma obsessão para o ser humano. O novo fascina. Tudo parece perder a validade rapidamente. Cortes de cabelo, livros escolares, modelo de celular… Parece que todos os dias há uma moda mais recente alimentando nossa atração pela inovação. Há quem diga que esse interesse tem a ver com o fato de que estamos envelhecendo. Ao perceber as rugas, sentir dores nas juntas, e experimentar a natureza se deteriorar, somos confrontados com um desejo de permanecer em dia e ser eternos.  

Hoje Deus nos fala sobre isso: Pois eu estou criando um novo céu e uma nova terra” (Is 65.17). A promessa foi dita originalmente a um povo que enfrentava dificuldades, infeliz e desiludido com a vida. O objetivo era encorajar as pessoas apontando para o futuro que Deus estava preparando, descrevendo aspectos desta nova realidade: haverá alegria, felicidade, saúde, prazer para todos. Não haverá razão para chorar, nem brigar, nem sofrer. A injustiça será aposentada e a benção de Deus se fará presente para sempre. 

Seja para quem se encontra em situação de desgraça, ou viciado em novidades ou ainda preocupado com o futuro, a promessa de Deus é capaz de devolver a esperança. Há uma nova criação a caminho. E ela transforma positivamente não apenas o futuro, mas também o presente. Deus não fala apenas que vai criar novos céus e nova terra, mas que está criando, que já começou a inaugurar. Desde a morte e a ressurreição de Jesus, o perdão e a salvação de Deus já foram conquistados e feitos disponíveis a cada pessoa. O novo de Deus será levado à plenitude quando Cristo voltar, mas já começou para quem está esperando por ele. 

Oremos: Querido Deus, como é bom saber que os problemas e as limitações deste mundo não durarão para sempre! Mal podemos esperar pelas novidades que nos serão dadas no futuro. Ajuda-nos a desfrutar e compartilhar as novidades que já nos destes no presente. Em Cristo. Amém.