Publicado em: 19 de setembro de 2017
Uma luta dentro de nós

Para: Terça-feira, 19 de setembro de 2017

Texto: Tiago 4.1-6

“De onde vêm as lutas e as brigas entre vocês? Elas vêm dos maus desejos que estão sempre lutando dentro de vocês.” (Tg 4.1)

Uma discussão entre dois motoristas, após um acidente de trânsito, foi filmada e publicada nas redes sociais. A agressão verbal tornou-se agressão física, que só finalizou com a intervenção de muitas pessoas. Os brigões precisaram ser contidos até que se acalmassem. “Por que isso, pai?”, ouvia-se no vídeo. Era a voz de uma criança, profundamente assustada.

“De onde vêm as lutas e as brigas entre vocês? Elas vêm dos maus desejos que estão sempre lutando dentro de vocês” (Tg 4.1), diz o texto bíblico. As discussões, as lutas e brigas vêm dos maus desejos que estão sempre lutando dentro de nós. No caso do vídeo, os prejuízos iniciais eram pequenos danos materiais. Um diálogo franco e o reconhecimento do erro poderiam ter resolvido rapidamente a situação.

Você já se perguntou por que é tão fácil iniciar uma discussão ou desentendimento? E por que é tão difícil reconhecer a nossa culpa na história? Quantas amizades, casamentos, e relacionamentos acabaram, foram destruídos, por causa dessa luta que existe dentro de todos nós? Somos pecadores, seres humanos difíceis, e precisamos reconhecer isso.

Deus nos conhece. Ele sabe dos maus desejos que lutam dentro de nós. Ele poderia virar as costas ou brigar conosco. Mas, em vez disso, ele propõe a paz e toma a iniciativa. Presenteia-nos com seu Filho Jesus Cristo, que não apenas veio nos ensinar a melhor maneira de viver, mas principalmente dar a sua vida por causa dos nossos pecados. Quando foi agredido, ele disse: “Pai, perdoa-lhes porque não sabem o que fazem” (Lc 23.34).

Oremos: Amado Deus, a luta que existe dentro de nós leva-nos a muitas decisões precipitadas. Perdoa-nos por isso. Ensina-nos, no exemplo do teu Filho, a convivermos com nosso semelhante, amando e perdoando. Em nome de Jesus. Amém.