Publicado em: 07 de janeiro de 2022
Uma importante advertência

Para: sexta-feira, 7 de janeiro de 2022
Texto: Isaías 42.1-9

“Eu sou o Senhor: este é o meu nome, e não permito que as imagens recebam o louvor que somente eu mereço.” (Is 42.8)

Estamos imersos em uma cultura religiosa que possui uma infinidade de imagens. Não é raro vermos estátuas, imagens, objetos ou até mesmo criaturas sendo veneradas e adoradas como uma forma de socorro, ajuda e esperança.

Essa realidade não é algo presente apenas em nossos dias, mas também era nos tempos bíblicos. Prova disso é o recado que Deus deu por meio do profeta Isaías: “Eu sou o Senhor: este é o meu nome, e não permito que as imagens recebam o louvor que somente eu mereço” (Is 42.8). A Palavra de Deus adverte a não confiarmos em imagens e nem mesmo dar a elas o louvor que pertence somente a Deus.

Essa advertência continua ecoando em nossos dias. A sociedade de verdades líquidas, onde tudo muda a cada novo dia, precisa ouvir que há somente um Deus. Apenas ele é digno de confiança, louvor e adoração. Imagens, objetos e todas as demais criaturas jamais devem ocupar o lugar do Criador em nosso coração.

Diante desse assunto podem surgir consciências pesadas, culpadas e atribuladas. Eis a hora do arrependimento. Eis a hora da mudança, da transformação da mente e do coração. O perdão de Jesus é a única solução aos que se perderam em suas crenças vazias. O Salvador carregou em sua cruz todos os pecados, todas as culpas. Ele pagou por tudo. A sua morte e ressurreição garantem nova vida ao pecador arrependido. Com o perdão de Jesus, os pecados ficam no passado e, à nossa frente, está um viver com o coração cheio do amor do verdadeiro Deus.

Aliás, a própria cruz é uma imagem presente no mundo religioso. Mas ela não é e nem pode ser o conteúdo de nossa fé. Ela é apenas uma lembrança do que nela aconteceu. O conteúdo do nosso crer é Cristo, o Salvador.

Oremos: Senhor, perdoa-nos se, ao longo da vida, confiamos em imagens e objetos. Ensina-nos a crer somente em ti. Em nome de Jesus. Amém.