Publicado em: 24 de julho de 2020
Uma aliança eterna 

Para: sexta-feira, 24 de julho de 2020
Texto: Gênesis 9.8-17  

Agora vou fazer a minha aliança com vocês, e com os seus descendentes, e com todos os animais que saíram da barca e que estão com vocês.” (Gn 9.9-10) 

Uma aliança sempre é feita entre duas partes que, previamente, estabelecem os termos do acordo. Assim acontecem as alianças entre nações, entre empresas comerciais e entre pessoas. Porém, imaginemos uma aliança entre Deus e os seres humanos. Será que o ser humano pecador tem condições de negociar com Deus os termos de uma aliança? 

Uma aliança entre Deus e as pessoas sempre parte de Deus porque o ser humano nada pode prescrever a Deus. Motivado pelo seu grande amor, Deus faz aliança com as pessoas e ele próprio cumpre os termos da aliança. É o que constatamos na aliança que ele fez com Noé e os seus descendentes após o dilúvio: “Agora vou fazer a minha aliança com vocês, e com os seus descendentes, e com todos os animais que saíram da barca e que estão com vocês” (Gn 9.9-10)Depois de destruir a raça humana, porque a terra estava cheia de violência (Gn 6.13), Deus estabeleceu um recomeço e uma aliança: “Nunca mais haverá outro dilúvio para destruir a terra. Como sinal desta aliança que estou fazendo para sempre com vocês e com todos os animais, vou colocar o meu arco nas nuvens (Gn 9.11-13). Isso é maravilhoso! Ao fazer aparecer o arco-íris nas nuvens, Deus se lembra da aliança que ele mesmo estabeleceu com homens e animais. 

Mas há outra aliança, estabelecida por Deus, e que tem validade eterna. Por meio do profeta Deus falou: Eu farei uma aliança eterna com vocês e lhes darei as bênçãos que prometi a Davi (Is 55.3). Deus prometeu a Davi que um rei, nascido da sua descendência, salvaria a humanidade do castigo e da condenação. Esse rei é Jesus, o Mediador da nova aliança, pois o sangue de Jesus, o seu Filho, nos limpa de todo pecado (1Jo 1.7). Quando você enxergar o arco nas nuvens, lembre-se: Deus é fiel ao que estabeleceu! 

Oremos: Senhor Deus, obrigado porque fizeste aliança comigo. Guarda a mim e toda a criação, e dá-me a bendita vida eterna. Amém.