Publicado em: 25 de setembro de 2021
Um trabalho excelente 

Para: sábado, 25 de setembro de 2021
Texto: 1Timóteo 3.1-13  

“Se alguém quer muito ser bispo na Igreja, está desejando um trabalho excelente.” (1Tm 3.1) 

Pastores são um presente e uma bênção para a igreja cristã. Eles são chamados para cuidar de um grupo de pessoas necessitadas de alimento espiritual e consolo. 

A Palavra de Deus, na Primeira Carta de Paulo a Timóteo, capítulo 3, afirma que “se alguém quer muito ser bispo na Igreja, está desejando um trabalho excelente” (1Tm 3.1). Ser pastor não é um mero status a ser usufruído. O pastor, o sacerdote, é um mensageiro das boas novas da salvação em Jesus Cristo. Ele é alguém que admoesta, consola, perdoa e guia. 

O pastor não é uma pessoa perfeita. Ele é um ser humano pecador, pelo qual Jesus também morreu na cruz, perdoando os seus pecados. Mas espera-se algo mais dele. Por isso a Palavra de Deus, em 1Timóteo, capítulo 3, cita uma lista de atributos. Essas são qualidades que se espera de cada cristão, que foi transformado pelo Espírito Santo, mas especialmente dos pastores. 

Dentre esses atributos, destacamos: ser uma pessoa que ninguém possa culpar de nada, ser um bom chefe da sua própria família e ser respeitado pelos de fora da igreja. Ou seja, é um chamado à coerência. O testemunho de vida sempre está presente na vida dos filhos de Deus. Palavras e ações precisam andar sempre juntas. 

Esses atributos, mesmo não significando perfeição, mostram o quanto Deus nos ama e deseja o melhor para nós, enviando pastores fiéis, para que façam um trabalho excelente, ou seja, que preguem o evangelho de Jesus, mostrando a cruz de Cristo e a sua ressurreição. Se você é membro de uma igreja cristã, apoie o seu pastor e ore por ele! 

Oremos: Senhor Deus, abençoa os nossos pastores. Dá-nos servos fiéis, que realizem um excelente trabalho, anunciando o amor de Jesus e consolando os abatidos. Em nome de Jesus. Amém.