Publicado em: 04 de dezembro de 2021
Um só povo

Para: sábado, 4 de dezembro de 2021
Texto: Romanos 15.7-13  

“Aceitem uns aos outros para a glória de Deus, assim como Cristo aceitou vocês.” (Rm 15.7) 

Nós vivemos um tempo de grande polarização. Muitos se fecham em suas posições e convicções e não se mostram dispostos a dialogar. Os extremos estão em alta: direita versus esquerda, a favor ou contra governos, métodos, ideologias e muitos outros setores da vida humana. E essa polarização, ou seja, polos extremos e posições extremas, também se mostra na religião, provocando intolerância religiosa e a separação dos cristãos. 

Ao ler a Bíblia Sagrada, especialmente os Evangelhos e as Epístolas, observamos que esse não é um assunto novo. Ele já estava presente no tempo de Jesus e dos apóstolos. E o problema se acentuou no início do cristianismo. Os primeiros cristãos, na maioria de origem judaica, tiveram dificuldade de conviver com os cristãos de origem não judaica e de aceitá-los, pois estavam acostumados a outras práticas e tradições. A polarização era entre cristãos judeus e não judeus. 

O apóstolo Paulo se esforçou para conscientizar todos de que, na igreja de Cristo, não existem grupos separados e de que a união, mesmo de pessoas com tradições diferentes, acontece em Cristo. Jesus Cristo une os extremos! Várias são as manifestações do apóstolo. Aos coríntios, ele escreveu: “Assim, também, todos nós, judeus e não judeus, escravos e livres, fomos batizados pelo mesmo Espírito para formar um só corpo” (1Co 12.13). Aos cristãos romanos, ele declarou: “Aceitem uns aos outros para a glória de Deus, assim como Cristo aceitou vocês” (Rm 15.7). Mais tarde, ele lembrou que essa união de judeus e não judeus, num só corpo pela fé em Jesus, já tinha sido anunciada desde o tempo dos patriarcas e dos profetas. 

Aceitos por Deus, por causa de Jesus, podemos construir pontes para que mais pessoas sejam unidas ao corpo de Cristo, a sua igreja, para a glória de Deus. 

Oremos: Gracioso Deus, ajuda-me a aceitar o diferente e viver com ele, em Cristo, em unidade de fé e de amor. Amém.