Publicado em: 26 de outubro de 2018
Um sinal de Deus

Para: Sexta-feira, 26 de outubro de 2018

Leia em sua Bíblia: Gênesis 4.1-15

“O Senhor pôs um sinal em Caim para que, se alguém o encontrasse, não o matasse.” (Gn 4.15)

Você lembra a primeira vez que recebeu um sinal de Deus? Talvez no seu batismo? Em algumas tradições cristãs, o batizado recebe o sinal da cruz. Para alguns, um sinal ou marca da parte de Deus é algo estranho. No entanto, ao folhearmos as páginas das Sagradas Escrituras, percebemos que desde o início Deus usou marcas e sinais.

Na história de Caim e Abel, após Caim assassinar o seu irmão Abel, o “Senhor pôs um sinal em Caim para que, se alguém o encontrasse, não o matasse” (Gn 4.15). Apesar de não haver muitos detalhes sobre esse sinal colocado em Caim, Deus o usou para lhe conceder cuidado e proteção. Foi uma maneira de Deus, o Senhor, acolher Caim em seus braços e evitar a vingança por parte de outras pessoas.

De uma forma similar, o sinal que Deus coloca sobre os seus filhos quando são batizados também revela esse cuidado e acolhimento do Senhor. Afinal, assim como Caim estava sendo protegido da vingança de outros por aquele sinal ou marca que Deus colocou nele, no batismo, o ser humano recebe o sinal da santa cruz para marcar que, por causa da obra redentora de Cristo na cruz, ele agora é alguém não somente protegido e acolhido, mas também herdeiro de Deus.

Ao olhar para a história de Caim corremos o risco de enfatizarmos apenas o pecado e a maldade que ele cometeu. Na verdade, é possível e devemos ir além, olhando para ação de Deus junto a este pecador. Com esse olhar, perceberemos que acima do pecado existe um Deus de graça e misericórdia que não mede esforços para resgatar o ser humano das trevas do pecado e acolhê-lo em sua maravilhosa luz.

Oremos: Senhor Deus, obrigado por seres compassivo e misericordioso conosco, mesmo sendo nós pecadores. Ajuda-nos, pela ação do teu Espírito Santo a sempre confiarmos na tua graça e no teu amor. Em nome de Jesus. Amém.