Publicado em: 22 de dezembro de 2023
Um reino em lugar de um templo

Para: sexta-feira, 22 de dezembro de 2023

Leia em sua Bíblia: 2Samuel 7.1-16 

“Eu farei com que o seu reino dure para sempre.” (2Sm 7.16) 

Aconteceu faz três mil anos: um rei olhou pela janela de seu luxuoso palácio e viu uma simples tenda ou barraca. Aquela cena deixou o rei com dor na consciência. Comparada com o rico palácio real, aquela barraca era uma vergonha.  

Aquele rei governava o povo de Israel. Ele sabia que naquela barraca se encontrava a arca da aliança, uma espécie de baú que continha uma cópia da lei de Deus. Aquela arca era o centro do culto ao Deus verdadeiro. E tudo isso dentro de uma barraca! Não, isso não poderia ficar assim. Era necessário construir um grande templo. 

Quem era esse rei? Você deve estar pensando que só poderia ter sido Salomão. Afinal, nada mais natural do que dizer “templo de Salomão”. Mas o rei não era Salomão. O rei se chamava Davi, o pai de Salomão. 

Mas, então, o que foi que deu errado? Por que nunca ouvimos falar sobre um “templo de Davi”? Porque Deus tinha outros planos para Davi e para a humanidade. Deus mandou o seguinte recado a Davi: “Você está preocupado comigo, com o lugar da minha presença? Pois eu vou construir uma casa real para você, uma descendência, uma dinastia que nunca vai acabar”. 

Esta promessa divina se cumpriu com o nascimento de muitos reis, mas ela se cumpriu de forma definitiva quando nasceu o rei eterno, o Filho de Davi, o menino Jesus. Por isso, hoje, o que realmente interessa não é o templo de Salomão ou qualquer outro templo; o que importa é o Filho de Davi, Jesus Cristo, que veio ao mundo no Natal. Ele, o Filho de Davi, é o Salvador. O Filho de Davi é mais importante do que o templo de Salomão. O Natal nos lembra que isto é assim.  

Oremos: Senhor, abre os meus olhos para o que realmente importa. Que neste Natal eu possa dizer: salve, salve, Filho de Davi!  Amém.