Publicado em: 13 de dezembro de 2020
Um plano para você 

Para: domingo, 13 de dezembro de 2020
Texto: Lucas 7.29-35 

Mas os fariseus e os mestres da Lei não quiseram ser batizados por João e assim rejeitaram o plano de Deus para eles. (Lc 7.30)

Um tornado, seguido de uma grande enchente, gerou muita destruição em uma cidade do interior. Uma família rica ficou isolada em sua mansão. As águas ilharam a residência e a correnteza não permitia que as pessoas saíssem de lá. Mas a equipe da Defesa Civil organizou um plano detalhado de resgate. 

Alguns bombeiros chegaram até a família e ofereceram socorro. No entanto, eles não aceitaram. O resgate envolvia passar por águas lamacentas e eles não quiseram se submeter àquela condição. Então, as águas acabaram derrubando as paredes da grande casa. A tragédia poderia ter sido evitada, mas eles rejeitaram o plano de resgate feito para salvá-los. 

Ao lermos os Evangelhos, percebemos que muitos mestres da Lei da época de Jesus rejeitaram o plano de Deus para eles, em especial por causa de sua posição social. Ao verem João Batista vestido de maneira simples, não aceitaram sua palavra. Mas o trágico é que eles não estavam rejeitando apenas um homem, estavam rejeitando o próprio Deus. Eles estavam rejeitando um plano que trazia salvação e resgate. 

A Palavra do Senhor continua sendo proclamada de maneira simples e até rudimentar. A sua graça poderosa continua se unindo à água no batismo, ao pão e vinho na santa ceia. O convite ao arrependimento continua sendo feito por meio da igreja cristã. 

A salvação oferecida aos fariseus e aos mestres da Lei também nos é oferecida, em graça e misericórdia. Jesus não apenas veio ao mundo no primeiro Natal, mas continua vindo com amor e com o desejo de nos resgatar. Há um plano de salvação feito especialmente para mim e para você. 

Oremos: Bondoso Deus, peço perdão pelo orgulho que me leva a rejeitar teu plano salvador. Ajuda-me a viver para o teu reino, pois é somente nos teus planos que encontro sentido para vida. Em nome de Jesus. Amém.