Publicado em: 09 de agosto de 2021
Um Pai completo 

Para: segunda-feira, 9 de agosto de 2021
Texto: Salmo 119.73-80  

“Ó Deus, as tuas mãos me criaram e me formaram; dá-me entendimento para que eu possa aprender as tuas leis.” (Sl 119.73) 

No segundo domingo do mês de agosto comemoramos mais um Dia dos Pais. Tecnicamente, pai é aquele que gerou um filho. No entanto, há quem identifique um pai por coisas que vão além do fator biológico, afirmando que pai é aquele que protege, cuida, educa. 

Jesus ensinou seus discípulos a chamarem Deus de Pai, o Pai que não é apenas a fonte da vida, mas que literalmente nos formou com suas mãos poderosas, além de ser aquele que nos ama, nos orienta, nos guia e deseja nos redimir. O salmista disse: “Ó Deus, as tuas mãos me criaram e me formaram; dá-me entendimento para que eu possa aprender as tuas leis” (Sl 119.73).  

E você? Você crê que Deus é o seu Pai? Reconhece que Deus o criou e formou? Perceba que dois verbos estão em evidência: criar e formar. Há uma sutil ênfase revelada no uso deste segundo verbo. Pois, reconhecer que há um ser superior que deu origem à vida é algo importante, mas, em Jesus, sabemos que Deus é muito mais, pois não é como um alguém descuidado, que gera um filho e o abandona. Não! Além de ter nos criado com amor, ele deseja constantemente nos restaurar, nos redimir. Você pode ter certeza disso. Deus, de fato, é nosso Pai.  

Por outro lado, também é fato que somos filhos desobedientes. Somos pecadores, falhos, fracos. Nós somos filhos rebeldes! A boa notícia é que Deus não desiste de nós. Ele nos ama! 

Nessa certeza, vamos nos encher de coragem e, com o salmista, nos voltar a Deus, segurando firme nas suas mãos com a convicção de quem sabe que ele nos criou, nos formou, nos salvou e deseja conduzir a nossa vida em segurança. 

Oremos: Bondoso Pai do céu, reconheço que tu és meu Criador. Peço que minha fé em ti seja fortalecida a fim de que, diariamente, eu possa viver na segurança de teus conselhos. Dá-me entendimento para que eu possa aprender as tuas leis. Em nome de Jesus. Amém.