Publicado em: 31 de agosto de 2018
Um mistério que faz a vida valer a pena

Para: Sexta-feira, 31 de agosto de 2018

Leia em sua Bíblia: Provérbios 25.2-10

“Respeitamos a Deus por causa daquilo que ele esconde de nós; e respeitamos as autoridades por causa daquilo que elas nos explicam.” (Pv 25.2)

Desde 2009 está em vigor uma lei que obriga o país, os estados e os municípios a divulgarem seus gastos na internet. É a chamada “Lei da Transparência”. Quando um governo administra com justiça e sabedoria, e explica isso ao povo, ali existe respeito e confiança. Governos “misteriosos” despertam dúvidas e desconfiança. “Respeitamos as autoridades por causa daquilo que elas nos explicam”, diz o sábio rei Salomão (Pv 25.2).

Mas o que dizer da forma como Deus governa? Salomão afirma: “Respeitamos a Deus por causa daquilo que ele esconde de nós” (Pv 25.2). Como assim? Deus esconde coisas de nós? Podemos confiar em alguém assim?

Deus revela muitas coisas para nós. Seu poder e seu cuidado ficam evidentes, por exemplo, nas coisas que ele criou. A Bíblia nos fala também sobre muitos momentos nos quais Deus se revelou e agiu, na história da humanidade, em favor do seu povo, Israel. De forma ainda mais impressionante, Deus se revelou e mostrou o quanto nos ama ao mandar o seu Filho Jesus ao mundo, para perdoar nossos pecados.

Outras coisas, porém, Deus não revela. Por que certas coisas acontecem em nossa vida, às vezes até das formas mais dolorosas? Muitas vezes não entendemos os caminhos de Deus. E somente no céu todas as nossas perguntas serão respondidas. Mas de uma coisa podemos ter certeza: um Deus que, por amor, entrega o seu Filho à morte para nos salvar, merece todo o nosso respeito. É um Deus no qual podemos confiar.

Aliás, como pode um Deus tão grande amar pessoas tão pequenas como eu e você? Esse também é um mistério. Mas é um mistério bendito, que salva e faz a vida valer a pena.

Oremos: Senhor, nosso Deus, tu estás muito acima da nossa compreensão. Muitas vezes não entendemos os teus caminhos. Fortalece a nossa fé, dá-nos confiança de que tu fazes o melhor por nós, pensando sempre na nossa salvação. Por Jesus. Amém.