Publicado em: 21 de outubro de 2023
Um exemplo de vida cristã

Para: sábado, 21 de outubro de 2023
Leia em sua Bíblia: 1Tessalonicenses 1.1-10 

“Desse modo vocês se tornaram um exemplo para todos os cristãos” (1Ts 1.7) 

Na primeira carta do apóstolo Paulo para a igreja de Tessalônica, ele começa fazendo elogios aos irmãos daquela igreja. Ele diz que eles puseram em prática a sua fé e por isso se “tornaram um exemplo para todos os cristãos” (1Ts 1.7). Eles deram testemunho da sua fé e levaram muitos a seguir o Salvador Jesus. Não é que eles fossem perfeitos, mas eles viviam a mensagem do perdão, do amor a Deus e ao próximo. 

Quando nós conhecemos a mensagem do evangelho, quando nós cremos que o grande amor de Deus perdoa os nossos pecados e nos dá força para vivermos uma vida de acordo com a vontade de Deus, isso modifica a nossa vida. Essa mudança se torna perceptível. Nós nos tornamos bons exemplos. Não é que a nossa vida se torne espetacular. Ela pode ser a vida simples de um marido e pai que ama sua esposa e cuida bem de seus filhos. Ou de uma esposa e mãe que ama o seu marido e educa os seus filhos. Ela pode ser a vida de um trabalhador que cumpre com as suas obrigações e, com o seu trabalho, ajuda o seu próximo. É uma vida em que todos percebem que a fé no Senhor Jesus motiva nossa maneira de viver. 

O apóstolo Paulo dava graças a Deus pela fé e vida dos tessalonicenses. A vida exemplar dos tessalonicenses tinha uma influência benéfica até sobre o apóstolo Paulo. Bons exemplos são assim. Eles inspiram e modificam a realidade ao seu redor. Todos nós carecemos de bons exemplos. Seria bom que a gente aprendesse mais a ver e seguir bons exemplos em vez de conversar e dar conhecimento de maus exemplos. Seria bom se nos meios de comunicação os bons exemplos recebessem maior atenção. O que nós podemos fazer sobre isso? Certamente uma coisa podemos fazer: mudar a nossa própria maneira de ser.  

 Oremos: Senhor Deus, ajuda-me a ser um bom exemplo de vida. E faze com que eu dê testemunho dos bons exemplos que estão ao meu redor. Quero viver segundo a tua santa vontade. Em nome de Jesus. Amém.