Publicado em: 16 de junho de 2017
Um estranho recomeço

Para: Sexta-feira, 16 de junho de 2017

Texto: Ezequiel 17.22-24

“Tirarei a ponta de um cedro alto… Ele se tornará um cedro muito lindo” (Ez 17.22,23).

Ezequiel viveu numa época em que o povo de Deus passou por grande crise, uns 500 anos antes do nascimento de Jesus. O templo de Salomão foi destruído, e o povo de Deus foi levado para longe de sua terra. Parecia o fim. Mas o profeta anuncia que Deus faria um novo começo. Seria como se, depois da destruição de uma mata, houvesse um reflorestamento. O povo de Deus seria restabelecido, para que dele pudesse nascer o Salvador Jesus. Como Deus faria isso?

Se fosse pela lógica, o reflorestador (Deus) iria buscar grandes cedros no Líbano. Mas o profeta tem um anúncio diferente: “O Senhor Deus diz isto: ‘Tirarei a ponta de um cedro alto; cortarei um broto novo e o plantarei num monte elevado, no monte mais alto de Israel. Ele soltará galhos… E se tornará um cedro muito lindo. Todas as árvores dos campos ficarão sabendo que eu sou o Senhor. Eu derrubo as árvores altas e faço as árvores pequenas crescerem’” (Ez 17.22-24).

Deus afirma que vai fazer um recomeço, não com árvores grandes, mas com a ponta de um cedro. A ponta de uma única árvore. Essa promessa se cumpriu com a volta de um pequeno grupo do povo para a terra de Israel, depois do exílio na Babilônia. Mas ela se cumpriu de forma toda especial com o nascimento de Jesus, o Filho de Davi.

Deus age de forma contrária ao que se poderia esperar. A gente poderia esperar um Salvador nascido num palácio em Jerusalém, mas Jesus nasceu numa estrebaria de Belém. A gente poderia esperar que Deus nos salvasse disparando raios contra os nossos inimigos, mas ele nos salvou entregando-se humildemente na cruz.

De fato, Deus derruba as árvores altas e faz crescer as árvores pequenas. Quem fica impressionado com as árvores altas do orgulho e das boas obras não percebe que Deus faz a sua obra com a ponta de um cedro, que é Jesus.

Oremos: Senhor, tu és de fato um Deus maravilhoso. Permite que eu possa sempre entender a tua ação no mundo e em minha vida. Por amor de Jesus. Amém.