Publicado em: 09 de janeiro de 2022
Um encontro especial

Para: domingo, 9 de janeiro de 2022
Texto: Mateus 3.13-17

“Mas Jesus respondeu: ‘Deixe que seja assim agora, pois é dessa maneira que faremos tudo o que Deus quer’. E João concordou.” (Mt 3.15)

Existem encontros que são marcantes, especiais. Como não se lembrar do primeiro colo que pais oferecem ao filho recém-nascido? Como não se emocionar com o reencontro entre amigos que estiveram distantes por anos? Encontros marcantes são carregados de sentimentos, emoções e significado para todos os que deles participam.

A Palavra de Deus revela um encontro que também foi especial e repleto de significado. É o encontro entre João Batista e Jesus, à beira do rio Jordão. Jesus foi até lá para ser batizado. Isso trouxe espanto a João Batista, como a nós também traria. Afinal, por que Jesus estaria pedindo para ser batizado? Precisaria ele de arrependimento e perdão? Jesus acalmou o coração de João Batista, e também o nosso, diante de tantos questionamentos. Jesus explicou assim: “Deixe que seja assim agora, pois é dessa maneira que faremos tudo o que Deus quer” (Mt 3.15).

Em vez de Jesus batizar João, Jesus é quem se coloca de forma humilde debaixo do batismo de João. Assim, Deus estava dado uma amostra do seu plano de salvação. E que plano era esse? Jesus assumindo o lugar do ser humano, não apenas no batismo diante de João Batista, mas especialmente na cruz. Nela, o Filho de Deus foi sacrificado em nosso lugar. Todas as culpas foram colocadas sobre os ombros de Jesus. O plano de Deus para a nossa salvação foi selado com o sangue de Cristo. Plano que João Batista teve bem diante de seus olhos naquele gracioso encontro, à beira do rio Jordão.

Hoje, através dessa simples meditação, o plano da salvação foi lançado, mais uma vez, aos nossos olhos. Tudo está pronto. Em Jesus há perdão e verdadeira vida. E vida sem fim.

Oremos: Senhor, graças te damos por Jesus ter assumido o nosso pecado e, assim, ter nos dado o teu perdão. Fortalece-nos nessa fé. Amém.