Publicado em: 04 de abril de 2020
Um Deus sem igual 

Para: sábado, 4 de abril de 2020
Texto: Filipenses 2.5-11  

Ele tinha a natureza de Deus, mas não tentou ficar igual a Deus. Pelo contrário, ele abriu mão de tudo o que era seu e tomou a natureza de servo, tornando-se assim igual aos seres humanos. (Fp 2.6-7) 

Se você deseja conhecer Deus e a expressão máxima do seu amor, precisa conhecer Jesus Cristo. Na Carta aos Filipenses, o apóstolo Paulo escreve que Deus deu a Jesus a mais alta honra e pôs nele o nome mais importante de todos os nomes (Fp 2.9). Deus fez isso porque Jesus abriu mão de tudo o que era seu, tomou a natureza de servo, foi humilde e obedeceu a Deus até a morte – morte de cruz“Ele tinha a natureza de Deus, mas não tentou ficar igual a Deus. Pelo contrário, ele abriu mão de tudo o que era seu e tomou a natureza de servo, tornando-se assim igual aos seres humanos” (Fp 2.6-7). 

A vinda de Jesus ao mundo, para morrer e ressuscitar, é o que diferencia a fé cristã de qualquer fé ou religião deste mundo. Enquanto outras religiões tentam ensinar ao ser humano como supostamente agradar o seu deus e chegar até ele, aprendemos na Bíblia que o próprio Deus inverteu essa lógica criada pela razão humana. Na fé cristã não precisamos ir até Deus com nosso esforço, mérito ou com a nossa capacidade. Em Cristo, o próprio Deus se tornou um ser humano, assumiu a forma de servo, veio e continua vindo ao nosso encontro oferecendo perdão, salvação e vida eterna. 

Isso faz de Deus um Deus sem igual: um Deus que vem ao encontro do pecador e o acolhe por amor, graça, misericórdia e compaixão. Quem crê em Jesus como Senhor e Salvador tem a vida eterna, está livre da culpa do pecado, do poder da morte e do Diabo. Está livre para viver uma vida de amor ao próximo e assumir a postura de servonão para ser aceito por Deus, mas em gratidão porque já foi aceito por Deus por meio de Jesus que cumpriu o plano de salvação preparado pelo Pai.   

Oremos: Senhor Deus, obrigado por vires ao meu encontro por meio de Jesus, o teu filho, meu Senhor e Salvador. Liberto de toda culpa, quero amar e servir ao meu semelhante, seguindo o exemplo de Jesus ao assumir a forma de servo em meu favor. Amém.