Publicado em: 24 de novembro de 2022
Um Deus que nos escuta 

Para: quinta-feira, 24 de novembro de 2022
Texto: Salmo 80.1-7  

“Ouve-nos, ó Pastor de Israel! Escuta-nos, tu que guias o teu rebanho!” (Sl 80.1) 

Rubem Alves, conhecido educador e teólogo, escreveu uma interessante crônica intitulada “A Escutatória”. Nela, faz uma provocação curiosa, mas ao mesmo tempo verdadeira e atual, ao dizer: “Sempre vejo anunciados cursos de oratória. Nunca vi anunciado curso de escutatória. Todo mundo quer aprender a falar. Ninguém quer aprender a ouvir. […] Escutar é complicado e sutil”.  

De fato, poucos de nós estamos dispostos a escutar as dores, tristezas e angústias uns dos outros. Mas isso não é apenas fruto do egoísmo ou consequência de uma sociedade individualista. Não queremos aprender a ouvir, porque como bem disse Rubem Alves, escutar não é algo fácil. O dom da escuta exige entrega e doação. É um colocar-se à disposição do outro com nossa mente, alma e coração, sendo um ato profundo de amor e cuidado, tão em falta nos dias de hoje.  

Mas, se somos falhos no ouvir e temos também dificuldade em sermos ouvidos em nossas dores, o Salmo 80 nos revela a quem podemos buscar em momentos de angústia, ao orar: “Ouve-nos, Ó Pastor de Israel! Escuta-nos, tu que guias o teu rebanho!” (Sl 80.1). 

Esta é a lição do Salmo: Deus nos ouve com todo seu ser e nos escuta em seu mais profundo amor. Ele é o nosso Pastor, que mandou Jesus para nos salvar, que quer caminhar conosco em meio a todos os desafios e tribulações. Creiamos nisso, pois o próprio Salvador Jesus reafirma essa promessa ao nos convidar: “Venham a mim, todos vocês que estão cansados de carregar suas pesadas cargas, e eu lhes darei descanso” (Mt 11.28). 

Oremos: Querido Deus, obrigado por seres o nosso Bom Pastor, sempre pronto a escutar os nossos pedidos de socorro. Anda ao nosso lado e protege-nos em todos os nossos caminhos. Desperta em nós o teu amor, para que também sejamos instrumentos para escutar e acolher os que sofrem. Por Jesus. Amém.