Publicado em: 24 de maio de 2019
Um Deus amigo

Para: sexta-feira, 24 de maio de 2019

Leia em sua Bíblia: Atos 17.22-31

“Pois esse Deus que vocês adoram sem conhecer é justamente aquele que eu estou anunciando a vocês.” (At 17.23)

É muito melhor ter amigos do que apenas conhecidos. Amigos alegram a nossa vida com sua cumplicidade e pelo seu desejo de nos fazer o bem. Há quem diga que na vida temos muitos conhecidos e poucos amigos. Isso porque os amigos de fato nos conhecem assim como os conhecemos. E por mais estranho que pareça, os conhecidos pouco nos conhecem de verdade.

Paulo, ao falar de Jesus em Atenas, apresentou um Deus amigo. Diante do altar do “Deus desconhecido”, ele elogiou a fé dos atenienses e relatou os feitos de Deus em favor da humanidade, desde a criação do mundo até a morte e ressurreição de Jesus. Nesse grande resumo da Bíblia, o apóstolo falou de um Deus amigo. E ele deixou claro que qualquer outra possibilidade de manifestação de um deus, seja por ouro, prata ou pedra produzidos pela habilidade humana, nada mais são dos que “conhecidos”, ou seja, não nos conhecem como Jesus nos conhece.

Jesus é o Deus amigo. Ele mesmo disse isso aos discípulos: “Ninguém tem mais amor pelos seus amigos do que aquele que dá a sua vida por eles” (Jo 15.13). Como um amigo, Jesus sabe de todas as nossas necessidades. A maior delas é o perdão para os nossos pecados. E esse perdão ele nos concedeu quando ofereceu a sua vida em sacrifício. Assim como faz um verdadeiro amigo, podemos contar sempre com sua presença consoladora e animadora. Disse Jesus: “Eu estou com vocês todos os dias, até o fim dos tempos” (Mt 28.20).

Agradeçamos a Deus por ele não ser apenas um conhecido, mas o amigo que não é limitado a um altar. Ele é um amigo que nos conhece tanto que está em todos os lugares, em todos os momentos de nossa vida, para nos ajudar na nossa caminhada.

Oremos: Bondoso e eterno Deus, graças te dou por me conheceres como ninguém. Pela tua ajuda como amigo e salvador em minhas fraquezas, e pela força que concedes todos os dias pelo teu amor, muito obrigado, Jesus. Amém.