Publicado em: 04 de dezembro de 2022
Um destaque essencial 

Para: domingo, 04 de dezembro de 2022
Texto: Marcos 1.1-8  

“Ele usava uma roupa feita de pelos de camelo e um cinto de couro e comia gafanhotos e mel do mato.” (Mc 1.6) 

Nas redes sociais os influenciadores fazem de tudo para chamar a atenção. Imagens coloridas, fotos incríveis e frases de efeito que despertam a curiosidade. Entre tanta informação não é fácil se destacar. Por isso, tudo é rigorosamente planejado para que você seja atraído, dê o seu clique e se engaje na mensagem.  

Ao ler a descrição de João Batista podemos imaginar que ele também se destacava na multidão: “Ele usava uma roupa feita de pelos de camelo e um cinto de couro e comia gafanhotos e mel do mato” (Mc 1.6). Era praticamente impossível não perceber a sua presença. E isso era ótimo! Pois João trazia a mensagem mais importante de todas: “Arrependam-se dos seus pecados e sejam batizados, que Deus perdoará vocês” (Mc 1.4). Um recado que precisa ser ouvido por todas as pessoas, de todas as nações. 

Existe, no entanto, uma diferença entre João Batista e os influenciadores das redes sociais. Enquanto muitos correm atrás do destaque para serem vistos, seguidos e reverenciados, João desviava a atenção para outro. Todo o foco deveria estar naquele que veio ao mundo oferecer sua vida na cruz e salvar pecadores.  

Ainda hoje a figura de João Batista se impõe no meio das luzes e enfeites natalinos. Ele faz parte das nossas meditações de Advento e da preparação para o Natal. Suas palavras continuam convidando ao arrependimento e à mudança de vida. E nesta época agitada e de tanta correria, as suas mãos continuam firmes, apontando para Cristo, o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.  

Que essa mensagem de João Batista receba sempre o devido destaque, também em nossa vida.  

Oremos: Querido Jesus, no meio de tantas coisas que lutam pela nossa atenção, aumenta a minha fé e o desejo de contemplar o mistério da tua encarnação e do teu sacrifício por nós. Amém.