Publicado em: 14 de janeiro de 2024
Um conhecimento que tranquiliza 

Para: domingo, 14 de janeiro de 2024
Texto:  

“De onde o Senhor me conhece?” (Jo 1.48)  

É uma situação constrangedora quando alguém nos pergunta: “Você está lembrado de mim?” E o pior é quando a pessoa começa esse diálogo citando o nosso nome. O nosso cérebro tenta desesperadamente associar um nome com aquele rosto que está há poucos centímetros de nós. Por vezes dá certo e, em outros momentos, a vergonha é inevitável. 

Natanael estava assustado com a declaração de Jesus. Assustado com o conhecimento que Jesus tinha dele e da sua vida e, por isso pergunta: “De onde o Senhor me conhece?” (Jo 1.48). Essa é uma importante pergunta, ainda mais por ser endereçada ao Senhor. Apesar de revelar detalhes da vida de Natanael, Jesus diz que algo ainda mais surpreendente aconteceria: “Vocês verão o céu aberto” (Jo 1.51). 

Talvez em algum momento da sua vida você tenha se esquecido de Deus e é provável que isso lhe cause algum tipo de vergonha. Mas a boa notícia é que Deus continua lhe dizendo que conhece você. E conhece bem! Conhece os seus dias, as lutas, as alegrias, as lágrimas, os sonhos e os seus pesadelos. Enfim, Deus conhece tudo a seu respeito. 

E o surpreendente continua acontecendo. Jesus não disse apenas para o Natanael: “Vocês verão o céu aberto”. Ele diz isso, de uma forma muito carinhosa, também para você. O céu aberto só é possível porque Jesus veio a este mundo para nascer, sofrer, morrer e ressuscitar em nosso lugar. Quando cremos nele o céu se abre. Pela fé não somos mais pessoas desconhecidas. Agora somos filhos dele, irmãos uns dos outros e herdeiros desse céu. 

Oremos: Senhor nosso Deus e Pai, que bom que nos conheces e que sabes tudo a nosso respeito. Isso nos tranquiliza nas horas difíceis e nos momentos de dúvida que mudam a nossa rotina. Mantém os nossos olhos fixos em Jesus e no céu que ele abriu por meio da sua morte e ressurreição em nosso lugar. Amém.