Publicado em: 11 de fevereiro de 2020
Um bom conselho 

Para: terça-feira11 de fevereiro de 2020
Texto:  

“Existe por aqui algum profeta de Deus, o Senhor, para que consultemos o Senhor por meio dele?” (2Rs 3.11) 

Popularmente é dito que conselho, se fosse bom, não seria dado, mas vendido. No entanto, respeitamos aquilo que nosso pai ou avô nos diz. Seguimos a orientação do professor. Prestamos atenção naquilo que um influenciador digital propaga. Ouvimos a exortação do nosso líder espiritual. Issporque eles nos conhecem ou porque têm verdadeira experiência e conhecimento daquilo que falam. 

O rei de Israel fez uma aliança com o rei de Judá para combater o governante de Moabe. Traçaram planos, ouviram conselheiros militares, verificaram seu efetivo e suas armas de guerra. Enfim partiram, mas após uma semana passaram por apuros. Tinham escutado a todos, exceto aquele que tem o conhecimento e a experiência que ultrapassam todo entendimento. A pergunta do rei Josafá revela isso: “Existe por aqui algum profeta de Deus, o Senhor, para que consultemos o Senhor por meio dele?” (2Rs 3.11).  

As pessoas traçam os planos mais engenhosos e estabelecem fortes alianças em busca de seus objetivos, ouvindo todo tipo de conselho, sem, porém, atentarem para Deus. Ele é o conselheiro que realmente nos conhece e sabe das coisas. O salmista orienta: “Ponha a sua vida nas mãos do Senhor, confie nele, e ele o ajudará” (Sl 37.5). 

O apóstolo Pedro contraria o dito popular ao afirmar que o melhor conselho que podemos receber é encontrado gratuitamente nas palavras de Jesus, a quem Deus enviou para nos ajudar: “Quem é que nós vamos seguir? O senhor tem as palavras que dão vida eterna! E nós cremos e sabemos que o senhor é o Santo que Deus enviou! (Jo 6.68-69). No que Jesus diz, podemos confiar: ele nos conhece de verdade e sabe do que fala! 

Oremos: Jesus, peço perdão pelas muitas vezes em que não busquei a tua orientação antes de traçar os meus planos. Toma a minha vida em tuas mãos, realinha as minhas prioridades e ajuda-me a escutar cada vez mais os teus conselhos de vida eterna. Amém.