Publicado em: 18 de julho de 2017
Um amigo que ensina e orienta

Para: Terça-feira, 18 de julho de 2017

Texto: Marcos 6.30-34

“Venham! Vamos sozinhos para um lugar deserto a fim de descansarmos um pouco.” (Mc 6.31)

O mundo está repleto de pessoas desorientadas e sem perspectivas, pessoas sem casa, sem país, sem rumo. Multidões buscam refúgios em outros países, fugindo da violência, da miséria, da falta de esperança no seu próprio país. Olhando para o mundo de hoje também vemos muitas pessoas “chegando e saindo”, indo de um lado para outro, sem destino certo e seguro. Há muitas pessoas que são como ovelhas que não têm pastor.

A leitura que Jesus faz das pessoas da época do seu ministério terreno era esta: de um povo à procura de soluções e orientação. Ovelhas que precisavam de um pastor. A cena de um rebanho de ovelhas errantes ajuda-nos a entender a situação. Amedrontadas, as ovelhas correm para todos os lados, atropelando umas às outras.

No evangelho de Marcos, lemos sobre muitas pessoas assim que vão a Jesus. Ele e seus discípulos não conseguem atender a todos. Jesus retira-se com seus discípulos para um lugar estratégico, na outra margem do lago. Jesus diz: “Venham! Vamos sozinhos para um lugar deserto a fim de descansarmos um pouco” (Mc 6.31). Mas Jesus olha para aquele povo e se compadece. Ele se oferece a si mesmo como pastor e amigo. Começa a dar-lhes orientações e supre suas primeiras necessidades. Alimenta-as espiritualmente e fisicamente, apesar dos poucos recursos.

Hoje, através de nós, Jesus quer continuar andando pelo mundo. E nós temos um pastor e amigo a oferecer para tantas pessoas que estão sem rumo. O amor que Jesus provou ter por nós, dando a sua vida em nosso favor e ressuscitando vitoriosamente, pode dar sentido e direção para muitos.

Oremos: Senhor Deus, a confusão em nosso mundo é grande. Muitos vivem sem rumo e sem sentido na vida. Aumenta a minha fé para que eu possa te imitar. Capacita-me para o teu plano de ação: oferecer Jesus como pastor para todos. Em teu nome, Senhor Jesus, eu peço e agradeço. Amém.