Publicado em: 28 de dezembro de 2020
Tudo precisa ser novo no Ano Novo? 

Para: segunda-feira, 28 de dezembro de 2020
Texto: 1Pedro 1.22-25 

Agora que vocês já se purificaram pela obediência à verdade e agora que já têm um amor sincero pelos irmãos na fé, amem uns aos outros com todas as forças e com um coração puro.” (1Pe 1.22) 

E nos encaminhamos para o final de mais um ano. É comum que nesta época, pessoas façam promessas e proponham mudanças e novas metas em suas vidas. Fazer promessas, propondo o começo de um novo ciclo para o novo ano, é algo importante e, sob alguns aspectos, até necessário. Mas será que tudo precisa mudar? Será que não podemos fazer também promessas de continuidade, nos propondo a mantermos o que está indo bem? 

A Primeira Carta do apóstolo Pedro foi dirigida a cristãos espalhados pelas províncias romanas no primeiro século da era cristã. Eram cristãos que estavam enfrentando sofrimentos e dificuldades por causa da fé em Cristo. Em vez de lhes propor mudanças, Pedro animou-os a persistirem na verdade e no amor: “Agora que vocês já se purificaram pela obediência à verdade e agora que já têm um amor sincero pelos irmãos na fé, amem uns aos outros com todas as forças e com um coração puro” (1Pe 1.22). 

A maior e mais importante mudança já havia ocorrido no coração daqueles cristãos, a partir da boa nova da salvação em Cristo. E Jesus Cristo os guiaria diante das dificuldades que a fé eventualmente trouxesse para a vida deles. Valia a pena persistir no amor cristão. 

Se você está longe de Deus, tenha como meta aproximar-se dele. E faça isso ainda antes da virada do ano! Se você já está na fé em Jesus, tenha como meta firmar-se cada vez mais nessa fé, buscando abastecer-se na Palavra de Deus e na santa ceia. Tenhamos como meta colocar em primeiro lugar o Reino de Deus, e certamente todo o restante será acrescentado em nossa vida. 

Oremos: Bondoso Deus e Pai, guia-me para mudar o que for necessário em minha vida, e também para persistir naquilo que é fundamental e necessário, como a fé em Jesus. Em nome de Jesus. Amém.