Publicado em: 26 de julho de 2021
Tudo é ilusão 

Para: segunda-feira, 26 de julho de 2021
Texto: Eclesiastes 1.1-14  

“Eu tenho visto tudo o que se faz neste mundo e digo: tudo é ilusão. É tudo como correr atrás do vento.” (Ec 1.14) 

Um convite à depressão! É o que parece o texto bíblico de Eclesiastes: “Eu tenho visto tudo o que se faz neste mundo e digo: tudo é ilusão. É tudo como correr atrás do vento” (Ec 1.14). Se tudo é como correr atrás do vento, qual o sentido de estudar, trabalhar, constituir família, cuidar da saúde, por exemplo? Mas o texto não é um convite à depressão. O seu objetivo é outro: é fazer a gente olhar com sabedoria para a vida.  

É sábio quem não coloca em primeiro lugar a busca por tudo aquilo que a vida parece oferecer. Por mais precioso que algo possa parecer, perderá seu valor mais cedo ou mais tarde. É ilusão fazer isso porque se mostrará totalmente inútil num determinado momento. Não passou de um correr atrás do vento sem nunca o alcançar. 

É sábio quem não se deixa levar pelo que é ilusório, mas tem a sua vida dirigida por aquele que dá o que é real, que não perde valor, que prepara não somente para viver aqui, porém também para a eternidade.  

Tal sabedoria vem do alto, vem de Deus. Ela vem quando o céu desce à terra na pessoa do Filho de Deus, Jesus Cristo. Ele traz o que não é ilusão. Por quê? Porque dá a vida que brota do perdão para os nossos pecados. Essa vida sempre nos dará um retorno. Sim, a vida oferecida pelas coisas daqui debaixo também dará um retorno. Num certo momento o seu nome aparecerá. Mas o momento passa, é um “nada”! Foi só um correr atrás do vento. E qual é o retorno da vida trazida por Jesus? O seu nome é “tudo”! Tudo que Deus, por amor, tem para nos oferecer. Com o tudo de Deus saberemos olhar com sabedoria para as coisas que, sem Deus, não passam de ilusão! 

Oremos: Grato sou, meu Senhor, porque encontro na vida trazida por Jesus a sabedoria para não correr somente atrás daquilo que é ilusão. Fortalece a minha fé no Salvador para que eu permaneça verdadeiramente sábio. Em nome de Jesus. Amém.