Publicado em: 05 de agosto de 2018
Trocar gato por lebre

Para: Domingo, 5 de agosto de 2018

Leia em sua Bíblia: Lucas 12.13-21

“Então direi a mim mesmo: ‘Homem feliz! Você tem tudo de bom que precisa para muitos anos. Agora descanse, coma, beba e alegre-se’.” (Lc 12.19)

Jesus nos conta a história de um homem que trocou gato por lebre. Ele fala de um homem que ficou muito rico trabalhando na agricultura. E realmente Deus o tinha abençoado muito! Ele tinha se tornado muito rico e possuía a terra mais fértil da localidade. E ele sabia como trabalhar a terra. Usava os melhores métodos para os diferentes grãos que plantava. E todo esse seu cuidado e esforço lhe renderam uma super safra!

Mas é neste instante que acontece uma coisa errada. A nossa boa impressão a respeito desse bom agricultor desaparece quando descobrimos o que ele vai fazer com esta dádiva, esta bênção que Deus lhe proporcionara. Ele quer guardar tudo para si. Ele não tem a intenção de repartir as bênçãos. E as suas próprias palavras o condenam. Ele disse para si mesmo: “Homem feliz! Você tem tudo de bom que precisa para muitos anos. Agora descanse, coma, beba e alegre-se” (Lc 12.19).

Tão logo o agricultor terminara de elogiar a si mesmo, ouvimos a voz de Deus: “Seu tolo! Esta noite você vai morrer; aí quem ficará com tudo o que você guardou?” Ele havia se esquecido de Deus! Jesus concluiu a história dizendo: “Isso é o que acontece com aqueles que juntam riquezas para si mesmos, mas para Deus não são ricos”. O agricultor estava errado. Que valor teria toda a sua riqueza estando ele morto? Ele trocou gato por lebre.

Mas o que Jesus quer dizer com “ser rico para Deus”? Ser rico para Deus significa ter a graça de Deus, ter fé em Jesus Cristo, andar no Caminho certo. E esse Caminho é Jesus Cristo! Então, ser rico para Deus é conhecer Deus assim como ele se revelou em Jesus.

Nós podemos ter tudo aqui na terra: a melhor casa, o melhor carro, outros bens e propriedades, a melhor saúde. Mas a maior riqueza que podemos ter é Jesus Cristo, e a salvação. Isso não podemos trocar por nada!

Oremos: Querido Deus, faze-me rico para ti. Amém.