Publicado em: 29 de abril de 2018
Tristeza e alegria

Para: Domingo, 29 de abril de 2018

Texto: João 16.16-22

“Assim acontece também com vocês: agora estão tristes, mas eu os verei novamente. Aí vocês ficarão cheios de alegria, e ninguém poderá tirar essa alegria de vocês.” (Jo 16.22)

De tempos em tempos somos obrigados a enfrentar a realidade da morte. Nos despedimos de parentes, amigos, pessoas queridas. Na despedida, não sabemos como nos comportar direito, nos sentindo desconfortáveis com nossos sentimentos e sendo cuidadosos para apenas falar palavras que não causem mais dor. E em momentos assim somos tomados pela tristeza.

Os discípulos de Jesus enfrentaram essa mesma tristeza por algum tempo, pois testemunharam a morte de seu amigo e mestre. Porém, o próprio Jesus havia alertado os seus seguidores momentos antes de ser entregue. No evangelho de João, capítulo 16, versículo 22, Jesus diz aos discípulos: “Agora vocês estão tristes, mas eu os verei novamente. Aí vocês ficarão cheios de alegria, e ninguém poderá tirar essa alegria de vocês”. Essa alegria, é a alegria da ressurreição. É a alegria de saber e crer que a morte não tem mais poder absoluto sobre o ser humano. Com seu sacrifício na cruz, Jesus matou a morte. Ele ressuscitou e garante esta mesma vitória a todos que nele creem.

Por isso, não ficamos desesperados ao nos despedirmos de alguém que partiu desta vida confiando em Jesus como o seu Salvador. A tristeza certamente bate à nossa porta, mas a alegria que vem da certeza da vida eterna é maior do que a tristeza, pois o que é definitivo se sobrepõe ao que é passageiro. E temos a promessa de que essa alegria que recebemos pela fé em Jesus não nos será tirada. Jesus transforma nossa tristeza em alegria.

Oremos: Graças, Senhor, pelo sacrifício e ressurreição de teu Filho Jesus Cristo, pois assim as minhas tristezas são transformadas em alegrias eternas. Que nos dias de tristeza, quando eu for confrontado com as dores deste mundo, o teu Santo Espírito me faça recordar as tuas palavras de vida. Amém.