Publicado em: 27 de agosto de 2021
Três conselhos do Pai para seus filhos 

Para: sexta-feira, 27 de agosto de 2021
Texto: Provérbios 25.2-10  

“Afaste do rei os maus conselheiros porque o que torna forte um governo é a justiça.” (Pv 25.5) 

“Agora, meu filho, escute! Preste atenção no que vou dizer.” É assim que Deus trata a gente. Nós somos filhos dele por causa de Jesus. Por meio da sua cruz, estamos em paz com Deus. Se cometermos os mesmos pecados e pedirmos perdão várias vezes, é como se Deus nos estivesse vendo pela primeira vez.  

Nessa confiança, podemos ouvir os seus conselhos. Como pai, Deus nos recomenda a viver em temor diante dele e em respeito ao próximo. Ele quer o nosso bem e nos alerta para as consequências dos nossos atos. E até nos diz para afastar “os maus conselheiros” (Pv 25.5) de quem governa. 

Deus é o melhor conselheiro e hoje o Pai tem três conselhos. O primeiro, é não querer ser mais do que se é, especialmente diante de pessoas importantes. É melhor que elas tomem a iniciativa e nos chamem para um lugar de honra. Uma consequência de querer se fazer de importante, pode ser a humilhação diante das pessoas. 

O segundo conselho lembra o dito popular “a pressa é inimiga da perfeição”. Deus recomenda a não se ter pressa em defender ou acusar alguém. Pode ser que estejamos errados e aí não saberemos o que fazer. Por fim, Deus nos aconselha a sermos discretos, para não darmos vexame ao revelarmos os segredos de alguém. 

Se nós nos fizermos mais importantes do que somos, se formos apressados em testemunhar a favor de alguém, ou se não conseguirmos guardar segredos, vamos sofrer as consequências diante das pessoas, mas não diante de Deus. Por causa de Jesus, somos inocentados. Como diz o apóstolo João: “Meus filhinhos, escrevo isso a vocês para que não pequem. Porém, se alguém pecar, temos Jesus Cristo, que faz o que é correto; ele nos defende diante do Pai” (1Jo 2.1). 

Oremos: Pai, trata-nos com amor e como filhos. Ajuda-nos a seguir os teus conselhos e não nos acharmos mais do que somos nem sermos apressados nos julgamentos, e que aprendamos a guardar segredos. Amém.