Publicado em: 09 de maio de 2017
Transformação

Para: Terça-feira, 09 de maio de 2017

Texto: Atos 8.26-31

“Filipe correu para perto da carruagem e ouviu o funcionário lendo o livro do profeta Isaías. Aí perguntou: — O senhor entende o que está lendo?” (At 8.30)

O texto de Atos dos Apóstolos, capítulo 8, descreve um homem que havia passado por uma transformação física. Ele era um eunuco, ou seja, ele havia sofrido uma mutilação em seus órgãos sexuais. Ele estava voltando para a Etiópia, após ter ido a Jerusalém adorar a Deus. No caminho, Filipe foi enviado por Deus ao eunuco, que estava lendo Isaías 53.7-8, e Filipe puxa assunto com o viajante.

Filipe faz uma simples pergunta: “O senhor entende o que está lendo?” (At 8.30). A resposta do homem é humilde e corajosa: “Como posso entender se ninguém me explica?”

Aquele homem havia passado por uma transformação física. Contudo, Deus estava preparando uma transformação espiritual em sua vida. Uma transformação que somente pode acontecer através de Jesus, através da Palavra de Deus.

Como o eunuco, nós também temos dificuldades e nem sempre entendemos os textos bíblicos. Por isso Deus envia seus discípulos, que nos ajudam a entender os seus mistérios.

Diante de nossas dificuldades de compreensão, talvez falte um “Filipe”, um orientador, aquela pessoa que aponta para o caminho, que ajuda na compreensão. Mas Deus prepara oportunidades de perguntarmos a um pastor, de participarmos de estudos bíblicos, de meditarmos em devoções diárias. Hoje, diferentemente do tempo daquele eunuco, temos fácil acesso à Palavra de Deus e aos instrumentos que ele nos deixou para anunciar, explicar e facilitar nossa compreensão.

Ao eunuco Deus enviou Filipe, e hoje Deus também nos envia seus missionários. Aproveite as oportunidades, pergunte, ouça, medite na Palavra de Deus, que sempre de novo aponta o amor de Deus e a salvação em Jesus, transformando nossa vida.

Oremos: Ó Deus, enviaste Filipe para explicar tua Palavra ao eunuco. Envia teus discípulos para que expliquem a boa nova de transformação também a mim. Amém.