Publicado em: 10 de agosto de 2021
Tornando-se forte 

Para: terça-feira, 10 de agosto de 2021
Texto: Hebreus 11.32-40  

“Eram fracos, mas se tornaram fortes. Foram poderosos na guerra e venceram exércitos estrangeiros.” (Hb 11.34) 

Paulinho era uma menino franzino e fraquinho. Várias vezes ele foi maltratado nas brincadeiras, pois os colegas abusavam do fato de Paulinho ter pouca força física. Determinado, Paulinho alimentou-se e exercitou-se de maneira apropriada e acabou desenvolvendo uma boa força física. Mas tudo começou com o reconhecimento de sua fraqueza. 

Na Carta aos Hebreus, capítulo 11, versículo 34, lemos sobre pessoas fracas: “Eram fracos, mas se tornaram fortes. Foram poderosos na guerra e venceram exércitos estrangeiros”. Qual seria o segredo dessas pessoas? O segredo era a fé! O mérito da fé verdadeira não é a descoberta de uma suposta força que há dentro de nós. Não! O mérito da fé cristã é que ela faz com que o indivíduo reconheça a sua fraqueza e apegue-se a Jesus. Logo, o verdadeiro segredo não é a fé isoladamente, mas a fé em Jesus.  

O apóstolo Paulo descobriu a fonte da força espiritual, a ponto de dizer: “Com a força que Cristo me dá, posso enfrentar qualquer situação” (Fp 4.13). Mas, antes disso, ele precisou perceber o mistério. Que mistério? O mistério de que, incrivelmente, o poder de Deus se aperfeiçoa justamente em nossa fraqueza. De forma tal que tudo começa quando reconhecemos que somos insuficientes. Foi justamente o que aconteceu com cada uma das pessoas listadas no capítulo 11 da Carta aos Hebreus. No versículo 34 está escrito que da fraqueza elas tiraram forças. 

Certamente você conhece quais são as suas fraquezas. E certamente sabe que não estamos falando de forças físicas. Reconhecer a fraqueza é parte importante! Mas o diferencial está em Jesus: nele está a força verdadeira.  

Oremos: Poderoso Deus, diante de inimigos como o pecado, o mundo e a nossa própria natureza humana, reconhecemos que somos fracos. Ajuda-nos e fortalece-nos. Em nome de Jesus. Amém.