Publicado em: 18 de abril de 2021
Tome conta das minhas ovelhas 

Para: domingo, 18 de abril de 2021
Texto: João 21.15-19 

E Jesus ordenou: — Tome conta das minhas ovelhas. (Jo 21.17) 

Cuidar de ovelhas. Essa é uma imagem que talvez não seja tão presente na nossa vida, mas era uma coisa muito comum nos tempos de Jesus. Por isso, Jesus usou essa imagem do cuidado com ovelhas para ensinar o seu discípulo Pedro. 

Jesus conversava com Pedro, um dos seus discípulos que alguns dias antes o havia negado por três vezes, até mesmo dizendo que não o conhecia. Jesus perguntou três vezes a Pedro se este o amava, dando a ele a oportunidade de agora afirmar por três vezes o seu amor pelo Salvador Jesus. E além disso Jesus deu a ele uma tarefa: cuidar das ovelhas. Mas, que ovelhas são essas?  

No Evangelho de João nós lemos: “[Jesus] perguntou pela terceira vez: — Simão, filho de João, você me ama? Então Pedro ficou triste por Jesus ter perguntado três vezes: ‘Você me ama?’ E respondeu: — O senhor sabe tudo e sabe que eu o amo, Senhor! E Jesus ordenou: — Tome conta das minhas ovelhas” (Jo 21.17).  

As ovelhas são pessoas que pertencem ao bom pastor Jesus, aquelas que confiam nele como seu Salvador. Pedro tinha agora também a responsabilidade de tomar conta das ovelhas, de cuidar dessas pessoas. A sua responsabilidade não era de cuidar somente de sua vacilante  ou de cuidar somente da sua vida, mas era de aconselhar todas as ovelhas de Jesusapoiando-as e cuidando delas.  

Pedro, um ser humano, era falho como eu e você somosA ele Jesus deu o privilégio de falar de sua fé e também a responsabilidade de tomar conta das ovelhas. Isso tudo porque Jesus ama todas as pessoas. Ele morreu por todos, inclusive por Pedro. E conhecia as limitações de Pedro e também conhece as nossas. Ele ama o mundo e por isso nos convoca a vivermos esse amor, dizendo-nos“Tome conta das minhas ovelhas! 

Oremos: Obrigado, Senhor, por fazermos parte do teu rebanho. Ensina-nos a viver o teu amor, tomando conta das ovelhas que tu nos confiaste. Em nome de Jesus, o bom pastor. Amém.