Publicado em: 31 de agosto de 2020
Todos somos iguais 

Para: segunda-feira, 31 de agosto de 2020
Texto: Tiago 2.1-7  

“Nunca tratem as pessoas de modo diferente por causa da aparência delas. (Tg 2.1) 

O preconceito tem sido um dos males mais devastadores nas relações humanas. Pessoas são rejeitadas por causa de cor, classe social, grau de instrução ou baixo poder aquisitivo. Essas diferenças são perceptíveis não só na relação interpessoal, mas também nos critérios de captação para empregos e remuneração salarial. 

Na Carta de Tiago, inspirada por Deus, o autor discute algumas questões do comportamento diário. Por exemplo, o tratamento diferenciado que é dado ao rico e ao pobre, ou a maneira como os ricos exploram os pobres e até os levam aos tribunais para tirar deles o que não têm. 

Deus não aceita essas diferenças. “Nunca tratem as pessoas de modo diferente por causa da aparência delas”, diz Tiago (Tg 2.1). Você e eu, mesmo não nos conhecendo pessoalmente, somos, com certeza, iguais diante de Deus. Somos iguais, em primeiro lugar, por sermos pecadores, imperfeitos, não merecedores do amor de Deus e das homenagens que, muitas vezes, recebemos das pessoas. Em segundo lugar, somos iguais por sermos amados por Deus. Não importa nossa cor, nossa classe social, nosso grau de instrução ou poder aquisitivo. Não importa se somos ricos ou pobres materialmente. Somos pessoas únicas, criadas por Deus, amadas por ele e redimidas por Jesus Cristo, nosso Salvador.  

Vivemos num mundo plural, diversificado, caracterizado pelas diferenças. Não negamos isso. O que precisamos condenar é o preconceito, a acepção de pessoas. E isso depende de você e de mim. O amor de Deus, revelado em Jesus, transforma nossa mente e o nosso coração. Movidos por esse amor, podemos abrir os braços e acolher os diferentes como irmãos e iguais diante de Deus. 

Oremos: Senhor, nosso Deus, perdoa nosso coração preconceituoso. Transforma-nos com teu amor e capacita-nos a acolhermos os diferentes como irmãos. Em nome de Jesus. Amém.