Publicado em: 22 de fevereiro de 2020
Tirar o véu 

Para: sábado, 22 de fevereiro de 2020
Texto:  

Esse véu só é tirado quando a pessoa se une com Cristo.” (2Co 3.14) 

Quando Moisés desceu do monte Sinai, carregando as duas placas da aliança, o seu rosto estava brilhando pois ele havia falado com Deus. Arão e todo o povo ficaram com medo de chegar perto de Moisés quando viram o seu rosto brilhando. Porém Moisés os chamou e ele falou com todos. Quando Moisés acabou de falar com eles, ele cobriu o rosto com um véu.  

Esse relato do Antigo Testamento mostra que Moises cobriu o rosto com um véu porque os israelitas, em seu pecado, ficaram atemorizados ao verem uma manifestação da glória de Deus. Isso nos faz lembrar que o nosso pecado também nos separa da glória e da presença de Deus. Dito de outra forma, temos um véu em nossos olhos, que nos separa de Deus. 

No entanto, o apóstolo Paulo nos lembra de que “esse véu só é tirado quando a pessoa se une com Cristo” (2Co 3.14). Quem faz a retirada do véu em nós é o Espírito Santo. Esse véu é retirado pela pessoa e obra de Jesus Cristo que traz o perdão dos pecados, vida e a eterna salvação. O reformador da igreja, Martinho Lutero, fez uma confissão que também pode ser a nossa: Quando olho para os meus pecados, eles me sufocam. Por isso devo olhar para Cristo, que tomou para si os meus pecados e se tornou benção. E agora, os pecados não estão mais sobre a minha consciência, mas sobre Cristo, a quem procuram sufocar. O que aconteceu com o pecado? Está pendurado na cruz. Se confio nisso, tenho, a exemplo de Cristo, uma consciência feliz, pois estou livre do pecado”. 

Moises colocava o véu no rosto porque os israelitas, por causa de seus pecados, sentiam medo ao verem a glória de Deus. O Espírito Santo retira de nossos olhos o véu por meio daquilo que Jesus conquistou por nós na cruz: perdão dos pecados, vida e salvação. Quando o véu é retirado, não há mais medo, mas, sim, confiança. 

Oremos:  Deus Pai, envia-nos sempre o teu Espírito Santo para nos consolar que, em Jesus Cristo, o véu foi retirado de nossos olhos. Amém.