Publicado em: 16 de junho de 2020
Ter amigos e ser amigo 

Para: terça-feira, 16 de junho de 2020
Texto: 2Coríntios 5.16-19  

Tudo isso é feito por Deus, o qual, por meio de Cristo, nos transforma de inimigos em amigos dele. E Deus nos deu a tarefa de fazer com que os outros também sejam amigos dele. (2Co 5.18) 

A amizade é algo muito valioso. Mas o egoísmo e o individualismo têm atrapalhado as boas amizades. Razão pela qual a solidão tem afetado tantas pessoas. Ter um amigo pode ser fundamental nas horas de angústia, mas você é convidado a refletir sobre a necessidade não apenas de ter amigos, mas, sobretudo, de ser amigo! 

Certa vez Jesus orientou os seus discípulos dizendo que deveriam antes pensar em servir do que serem servidos. Nessa lógica, você é convidado a pensar primeiramente em ser amigo do que ter amigos. Foi assim que Deus agiu conosco. Ele se fez um de nós! Em Jesus, Deus se aproximou e se ofereceu como um amigo verdadeiro. Afinal, ninguém tem maior amor pelos seus amigos do que aquele que dá a sua vida por eles. Foi exatamente isso que Jesus fez! 

Infelizmente, muitas amizades são destruídas por traições, deslealdades ou mesmo mal-entendidos. Em nossa relação com Deus, nosso pecado estragou a amizade. Esse pecado precisava ser castigado para que a amizade fosse restabelecida. Jesus foi tão amigo que sofreu sobre si esse castigo, promovendo reconciliação. Paulo escreveu assim: “Tudo isso é feito por Deus, o qual, por meio de Cristo, nos transforma de inimigos em amigos dele. E Deus nos deu a tarefa de fazer com que os outros também sejam amigos dele” (2Co 5.18). 

Mas como podemos promover amizade entre os outros e Deus? Proclamando a Palavra do Senhor, que revela o seu amor e sua amizade pela humanidade. Mas estaremos igualmente promovendo essa amizade sendo amigos verdadeiros, que se interessam, que ajudam, que amam e que apontam para o melhor caminho, que é Jesus! 

Oremos: Bondoso Deus, obrigado pelo teu perdão e pela amizade em Jesus. Ajuda-me a ser um bom amigo para as pessoas ao meu redor. Que a amizade traga alegria e consolo neste mundo. Em nome de Jesus. Amém.