Publicado em: 21 de fevereiro de 2021
Tentados de todas as maneiras 

Para: domingo, 21 de fevereiro de 2021
Texto: Lucas 4.1-13 

Quando o Diabo acabou de tentar Jesus de todas as maneiras, foi embora por algum tempo. (Lc 4.13) 

De acordo com o relato do evangelista Lucas, ao longo de quarenta dias, após ter sido batizado, Jesus foi tentado pelo Diabo, sendo-lhe apresentadas diversas situações que poderiam abalar qualquer ser humano. “Quando o Diabo acabou de tentar Jesus de todas as maneiras, foi embora por algum tempo” (Lc 4.13)Mas, o evangelista também nos relata como Jesus resistiu às tentações. 

Passar por momentos de tentação é algo que faz parte de nossa vida diária. Desde os primeiros capítulos da Bíblia, vemos que as tentações ao pecado são apresentadas ao ser humano. E a própria Bíblia também nos mostra que nem sempre conseguimos vencer as tentações, a exemplo de Adão e Eva, caindo em pecado e trazendo terríveis consequências para nossa vida, tanto aqui, como na eternidade. 

Diante das tentações, Deus nos orienta: “Estejam alertas e fiquem vigiando porque o inimigo de vocês, o Diabo, anda por aí como um leão que ruge, procurando alguém para devorar (1Pe 5.8). E ainda, quando as tentações nos sobrevême certamente elas virão, lembremos que Jesus Cristo nos ensinou a orar e pedir forças ao Pai celeste para não cairmos em tentação. 

Saber que Jesus passou por tentações, mas que permaneceu firme em sua missão, nos coloca diante de duas certezas. A primeira é que, quando somos tentados, Jesus sabe o que nós estamos enfrentando. Por isso, ele é quem pode nos dar forças para vencer na batalha contra as tentações. O Diabo tentou Jesus Cristo de todas as maneiras, mas Jesus não pecou. A segunda certeza, é que podemos sempre lembrar que, na sua perfeição, Jesus carregou o nosso pecado, amparando-nos em nossa incapacidade de cumprir a Palavra, proporcionando-nos o conforto do perdão e da paz que somente ele pode dar. 

Oremos: Senhor Jesus, obrigado pelo perdão diário. Vem fazer morada em meu coração, ajudando-me a enfrentar as tentações que querem me afastar de ti e do teu amor. Em teu nome. Amém.