Publicado em: 01 de março de 2017
Tenham cuidado

Para: Quarta-feira, 01 de março de 2017 – Quarta-feira de cinzas

Texto: Mateus 6.1-6

“Tenham o cuidado de não praticarem os seus deveres religiosos em público a fim de serem vistos pelos outros” (Mt 6.1).

             A Igreja Cristã começa, nessa quarta-feira de cinzas, o tempo de Quaresma. Quaresma é um tempo de quarenta dias de preparação para a Páscoa, a festa maior do cristianismo. Somando-se os dias deste período, verifica-se que são mais do que quarenta. Isto porque os domingos não são contados. É por isso que os domingos nesse período não são chamados de “Domingos de Quaresma”, mas sim, de “Domingos na Quaresma”.

            A Quaresma é um tempo especial para meditarmos sobre o sofrimento de Jesus Cristo na cruz em benefício de toda a humanidade. Tudo isso ele fez por amor ao pobre pecador, trazendo o perdão dos pecados, a vida e a eterna salvação.

            A Quaresma, a partir disso, é um tempo para meditarmos sobre os valores da vida cristã e a tarefa que cabe a cada um, a partir da Palavra de Deus, para crescimento no conhecimento, na graça, na fé e nas boas obras.

            Jesus aponta para um perigo: “Tenham o cuidado de não praticarem os seus deveres religiosos em público a fim de serem vistos pelos outros” (Mt 6.1). A advertência que Jesus faz é no sentido de que não façamos as coisas para mostrar ao próximo, por orgulho. Situações simples, corriqueiras, são citadas: dar esmolas, orar. Se um cristão tem a oportunidade ou quiser fazer as ações mencionadas, que faça tudo sem esperar o reconhecimento ou elogios dos outros.

            O tempo de Quaresma é um tempo edificante para o cristão. É um tempo de meditar e pensar naquilo que Deus fez a cada um de nós através da cruz de Cristo. É um tempo especial para examinarmos nossa vida e nos prepararmos para servir cada vez melhor àquele que nos serviu primeiro.

            Por estarmos novamente no tempo da Quaresma resta-nos agradecer a Deus. Vivamos com alegria esse tempo.

           Oremos: Amado Pai, temos o privilégio de viver novamente o tempo de Quaresma. Que o Espírito Santo guie as nossas mentes naquilo que Jesus fez por nós na cruz. Amém.