Publicado em: 14 de agosto de 2022
Tenha pena de mim! 

Para: domingo, 14 de agosto de 2022 

Texto: Mateus 15.21-28

“Senhor, Filho de Davi, tenha pena de mim! A minha filha está horrivelmente dominada por um demônio!” (Mt 15.22) 

Os anos de 2020 e 2021 foram difíceis. A pandemia provocada pelo coronavírus trouxe muito sofrimento e insegurança. Milhares de famílias perderam entes queridos, emprego e renda. E como está a sua situação? Qual é a sua maior necessidade hoje? O que você gostaria de pedir ao seu Deus?  

Confortador é saber que temos a quem recorrer. Jesus nos encoraja, dizendo: “Peçam e vocês receberão; procurem e vocês acharão; batam, e a porta será aberta para vocês” (Mt 7.7). Porém, como pedir? Como dirigir-se a Deus? Alguém disse que na hora do desespero não há regras. Já outros sugerem que o cristão pode determinar o que Deus deve fazer. O que você pensa sobre isso?  

O texto bíblico de Mateus 15 relata a oração de uma mulher. Ou melhor, a oração de uma mãe. Hoje lembramos o Dia dos Pais. E um pai ou uma mãe são capazes de tudo pelo bem de seus filhos. Estão prontos a “rastejar”, se necessário for, para que seus filhos fiquem bem. Foi o que essa mãe fez.  

Ela não fazia parte do “povo eleito”, ou seja, do povo judeu. Ela era estrangeira, mas conhecia as promessas a respeito do Messias, pois quando Jesus chegou à sua terra, ela saiu aos gritos atrás dele. Ela não determinou nada. Ela não exigiu nada. Ela apenas expôs seu problema e suplicou: “Senhor, Filho de Davi, tenha pena de mim! A minha filha está dominada por um demônio” (Mt 15.22). E mesmo depois de Jesus se mostrar indiferente à sua súplica, com o propósito de testá-la, ela não desanimou, mas insistiu: “Senhor, me ajude”. E Jesus acolheu sua súplica e curou sua filha. Que a atitude dessa mulher nos inspire a orar sempre a Jesus. O amor dele por nós é tão grande que ele morreu em nosso lugar. Ele está sempre pronto a nos ouvir. 

Oremos: Bondoso Deus, meu Pai celestial, tu conheces todas as minhas aflições e necessidades. Tenha misericórdia de mim e atende-me segundo os teus propósitos. Amém.