Publicado em: 20 de janeiro de 2024
Tempos difíceis

Para: sábado, 20 de janeiro de 2024
Texto:  

“Pois este mundo, como está agora, não vai durar muito. (1Co 7.31)

Vivemos tempos difíceis! Mesmo estando na era das luzes a ponto de não distinguirmos mais o dia da noite, é a escuridão da maldade humana que não nos permite ver o dia. Milhões de desempregados correm atrás de emprego que lhes dê o sustento. Milhares de presos superlotam os presídios. Protestos violentos provocam mortes e espalham destruição em diversos países. Imigrantes e refugiados se deslocam de seus países na busca de melhor situação de vida.   

Os tempos também eram difíceis na cidade de Corinto quando o apóstolo Paulo lhes escreveu sua primeira carta. Não se sabe quais eram as dificuldades que enfrentavam, mas passavam por uma instabilidade muito grande a ponto de o apóstolo aconselhar as pessoas solteiras a não casarem. A situação daquele momento era tão difícil que Paulo conclui: “Pois este mundo, como está agora, não vai durar muito” (1Co 7.31). 

Como proceder em tempos difíceis? Na hora da angústia as pessoas costumam se desestruturar. Para evitar esse abalo, o apóstolo Paulo dá uma orientação importante: “Os que tratam das coisas deste mundo, (devem viver) como se não estivessem ocupados com elas” (1Co 7.31). É que, pela fé em Cristo, a nossa esperança vai muito além desta vida. Jesus garantiu: “No mundo vocês vão sofrer; mas tenham coragem. Eu venci o mundo (Jo 16.33). As palavras de Jesus nos dão coragem e bom ânimo para o grande desafio da fé que é ficarmos na Palavra quando os tempos difíceis nos assustam. 

Oremos: Senhor Deus, dá-nos teu Espírito Santo para vivermos esses tempos difíceis com coragem, sabedoria e fé no Senhor Jesus. Amém.