Publicado em: 01 de abril de 2020
Tempo de ficar calado!? 

Para: quarta-feira, 1 de abril de 2020
Texto: Marcos 15.1-5  

“Porém Jesus não disse mais nada. (Mc 15.5) 

Há tempo de ficar calado e tempo de falar. Assim se expressou o sábio Salomão (Ec 3.7). Sábio é aquele que sabe falar na hora certa e também sabe ficar calado na hora certa. Muitos relacionamentos se deterioram porque as pessoas falam demais e não sabem se calar para ouvir o outro. Muitos projetos não prosperam porque todos querem falar e ninguém quer ouvir. Famílias vão mal porque todos falam e ninguém ouve. 

Jesus falou! Falou muito! Ensinou, aconselhou e consolou. Ele falou para defender e acolher a mulher adúltera que estava prestes a ser apedrejada, dizendo aos seus algozes: Quem de vocês estiver sem pecado, que seja o primeiro a atirar uma pedra nesta mulher!” (Jo 8.7). Jesus falou, ordenando para a filha de Jairo que havia falecidoMenina, eu digo a você: Levante-se!” (Mc 5.41). Jesus também falou a Pedro, Tiago e João no Jardim do Getsêmani: “A tristeza que estou sentindo é tão grande, que é capaz de me matar (Mc 14.34). 

Porém, uma vez preso, e diante do governador Pôncio Pilatos, Jesus se calou: “Jesus não disse mais nada” (Mc 15.5). Para salvar a humanidade, Jesus não se defendeu das acusações que lhe foram feitas. Ele assumiu o pecado e as culpas de todos. Isaías profetizou: Ele foi maltratado, mas aguentou tudo humildemente e não disse uma só palavra (Is 53.7). 

E, porque Jesus se calou, nós agora podemos falar. Podemos falar do seu amor. Falar do perdão que existe para todos. Falar assim como falaram Pedro e João que, mesmo em meio a ameaças, disseram: “Não podemos deixar de falar daquilo que temos visto e ouvido” (At 4.20).  

Oremos: Senhor, ensina-me a calar quando devo ouvir, e capacita-me a falar quando não devo me calar, mas levantar a voz para te adorar, para testemunhar do teu amor e para defender o meu próximo. Amém.