Publicado em: 01 de dezembro de 2023
Temos um Pai de verdade

Para: sexta-feira, 1 de dezembro 2023
Texto: Isaías 64.1-9 

Mas tu, ó Senhor Deus, és o nosso Pai; nós somos o barro, tu és o oleiro, todos nós fomos feitos por ti.” (Is 64.8) 

Filhos pequenos costumam confiar em seus pais em todas as coisas. Mesmo que façam reclamações e chorem vez ou outra, eles continuam vendo pai e mãe como as maiores fontes de sabedoria, como aqueles que podem protegê-los, como heróis invencíveis. Quando as crianças crescem e começam a entender melhor como o mundo funciona, esses sentimentos em relação aos pais são transformados por outro tipo de respeito e admiração. Os filhos percebem que os pais são criaturas limitadas, e deixam de considerá-los como verdadeiros heróis. Muitas vezes essa desilusão quanto aos pais leva as pessoas a desacreditarem na possibilidade de um Pai perfeito, e isso atrapalha a sua relação com Deus. 

Mas Deus continua nos convidando a olhar para ele e a reconhecê-lo como um verdadeiro Pai, superior em tudo aos pais que cuidaram de nós. Ele quer que lembremos que podemos confiar nele para tudo, como uma criancinha confia em seus pais. Ele quer que nos joguemos no colo dele quando a vida nos machucar, e que esperemos com paciência quando não entendemos algo que acontece em nossa vida, assim como criancinhas fazem.  

Assim, sempre que a vida nos deixar confusos ou com dores, podemos orar a Deus, dizendo: “Mas tu, ó Senhor Deus, és o nosso Pai; nós somos o barro, tu és o oleiro, todos nós fomos feitos por ti” (Is 64.8). Ele, que nos criou e salvou por meio da obra de Jesus Cristocertamente cuidará de nós quando for preciso. E como o profeta Isaías, reconhecemos com gratidão:  “Nunca ninguém viu ou ouviu falar de outro deus além de ti, de um deus que faz coisas assim em favor dos que confiam nele” (Is 64.4). 

Oremos: Querido Pai, obrigado por cuidares de mim e me tratares com todo amor de um Pai perfeito. Ajuda-me a sempre confiar em ti e na tua sabedoria, tanto em dias bons quanto em dias difíceis. Em nome de Jesus Cristo, meu Salvador. Amém.