Publicado em: 15 de junho de 2022
Temer a quem? 

Para: quarta-feira, 15 de junho de 2022
Texto: Mateus 10.26-31  

“Não tenham medo daqueles que matam o corpo, mas não podem matar a alma.” (Mt 10.28)  

Passamos a vida tomando cuidado para sobrevivermos. Evitamos doenças, acidentes e lugares com alto risco de violência urbana. Temos receio por nossa integridade física e isso não é ruim. Alguém poderia até dizer que é natural. Até animais têm um instinto que os mantém arredios diante do risco de morrer. O problema é que o medo, necessário em boa medida, pode vir além do adequado, tornando-se desmedido. 

Jesus conhece o medo que as pessoas têm quanto à integridade física. Mas diz que não devem ter isso em mente como o principal fator a direcionar as suas ações. Pensar que a morte física é o mais grave que nos pode acontecer é esquecer aquilo em que afirmamos crer. E errar nisso pode nos fazer falhar na tarefa de testemunhar do evangelho. Se colocamos nossa vida física acima de tudo mais, deixaremos de testemunhar quando isso nos traz algum risco.  

Por isso, Jesus disse: “Não tenham medo daqueles que matam o corpo, mas não podem matar a alma” (Mt 10.28). A mensagem é clara para que não temamos a quem pode nos prejudicar no corpo, fazendo-nos morrer, inclusive. Temamos, antes, aquele que tem acesso não somente ao nosso corpo, mas a tudo que somos em conjunto, interior e exteriormente. 

Enquanto para muitos o mais grave que pode acontecer a alguém é vir a falecer, na verdade, muito mais grave é perder a comunhão que temos com Deus por meio da fé em Cristo Jesus. Pela fé, a morte do nosso corpo não será o nosso fim. Por isso, antes de viver com os olhos nas opiniões de pessoas poderosas, vivamos atentos à vontade do Todo-poderoso, querendo temer e amá-lo acima de todas as coisas.  

Oremos: Senhor, não vemos sempre as coisas como são, mas somos influenciados por emoções imperfeitas e entendimento precário. Faze-nos temer e amar a ti sobre todas as coisas, para que te sirvamos com tudo o que somos. Em nome de Cristo Jesus. Amém.