Publicado em: 18 de dezembro de 2020
Tamanho não é documento 

Para: sexta-feira, 18 de dezembro de 2020
Texto: Miqueias 5.2-5 

“Belém-Efrata, você é uma das menores cidades de Judá, mas do seu meio farei sair aquele que será o rei de Israel.” (Mq 5.2)

Estamos na época da miniaturização. Os primeiros computadores ocupavam edifícios inteiros e as memórias dos computadores precisavam ser carregadas em caminhões. Hoje, trabalham com mais velocidade em aparelhos milimétricos. Os telefones celulares, que começaram sua história como enormes e pesados “tijolos”, hoje podem funcionar dentro de relógios. E um provérbio diz que “grandes perfumes estão em pequenos frascos”. 

A grande e mais famosa cidade na história de Israel foi, e segue sendo, Jerusalém, capital histórica e berço do turismo religioso. O profeta Miqueias a tratou como uma base militar onde era possível se refugiar por causa das suas muralhas e da sua fortaleza, mesmo quando queriam matar o rei. No entanto, Deus coloca o seu olhar nas pequenas coisas. Ele queria que o futuro e diferente rei nascesse onde tinha nascido o famoso rei Davi, em Belém, a cerca de trinta quilômetros de distância de Moresete, cidade do próprio profeta Miqueias. Belém, pequena cidadedormitório da capital Jerusalém, era um lugar sem muralhas onde viviam pessoas humildes e trabalhadoras, e estava longe do Templo, dos palácios e do centro financeiro. Deus tinha e tem planos diferentes quando se trata do mais importante. 

“Do seu meio farei sair aquele que será o rei de Israel” (Mq 5.2). Não se tratava de erro de cálculo, mas se tratava de propósito. Deus continuava com o controle remoto nas suas sábias e poderosas mãos, organizando com muitos símbolos e coincidências o nascimento daquele rei diferente que poderia salvar toda a humanidade por meio da escandalosa morte em uma cruz. Assim era construído mais um capítulo da história da salvação por meio de Jesus. 

Oremos: Deus e Pai, as pequenas coisas no teu reino produzem grandes maravilhas. Ajuda-nos a viver com humildade e reconhecendo o teu poder e a tua sabedoria. Em nome de Jesus. Amém.